OUVIDORIA POPULAR

OUVIDORIA POPULAR

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Em PE, Funase vai investigar motivos e responsáveis por rebelião

A Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) informou, por meio de nota, que abrirá uma sindicância nesta segunda-feira (3) para investigar os motivos e os responsáveis pela rebelião ocorrida no último sábado (1º), no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Abreu e Lima, no Grande Recife. O tumulto deixou um interno morto.

A instituição esclareceu que o corpo do jovem morto ainda está no Instituto de Medicina Legal (IML), no Recife. A família da possível vítima não reconheceu o cadáver, por isso será realizado um exame de DNA. A Funase acredita que o adolescente foi assassinado a pauladas. O corpo foi encontrado queimado, em frente ao refeitório da unidade.
saiba mais
O motim começou por volta das 21h do sábado passado, possivelmente no pavilhão 2, e se espalhando por algumas alas da unidade. Armados com pedaços de pau e facas artesanais, os adolescentes quebraram cadeados e atearam fogo em colchões. O Batalhão de Choque da Polícia Militar conseguiu controlar a confusão por volta das 23h. O Corpo de Bombeiros também foi acionado para apagar o fogo provocado pelos internos.

De acordo com um agente da Funase que não quis se identificar, o motivo da rebelião teria sido a reivindicação de encontros conjugais, que não são permitidos na unidade. Sobre o assunto, a Funase afirmou que vem tomando medidas para adequar as unidades e garantir esse direito aos adolescentes.

A instituição ainda informou que o benefício está previsto na lei federal 12.594/2012 do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), que entrou em vigor a partir do dia 18 de abril. A medida somente é permitida aos jovens casados ou em união estável comprovada nos termos da lei, que tem como um dos objetivos fortalecer o vínculo afetivo familiar.

De acordo com a Funase, o Case de Abreu e Lima atende atualmente 272 adolescentes dos 15 aos 17 anos de idade autores de ato infracional. No espaço, eles recebem acompanhamento técnico, social, jurídico, psicológico, médico, odontológico, nutricional e pedagógico, além de participarem de atividades esportivas e culturais.

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostaria que vc´s informase ao governo que existe uma psicologa conhecida como MARTA GIRÃO que é uma mulher estupida trata todo mundo mal, e fica só emrolando trabalhar que bom nada,e sem falar que na hora que deveria estar trabalhando fica ´so conversando isso deve ser apurado e essa mulher deveria ser afastada do cargo,pois fica emrolando na FUNASE mais na verdade só fica no CRAS pra ganha dinheiro como ela mesmo fala,e tem que afasta pois isso estar indo para empresa,ja foi comunicado aos direitos humanos que a frente estar Betinho gomes,obrigado e divulgue essa noticia.