OUVIDORIA POPULAR

OUVIDORIA POPULAR

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Mais de 19 mil urnas começam a ser preparadas para as eleições em PE

Para deixar tudo pronto para o próximo dia 7 de outubro, quando acontecem as eleições 2012, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) começa, nesta segunda-feira (24), a preparação das mais de 19 mil urnas eletrônicas que vão receber os votos dos eleitores para prefeito e vereador no estado. A abertura dos trabalhos, que consistem na inserção das informações nas urnas, acontece nos polos eleitorais de Jaboatão dos Guararapes, Igarassu, Caruaru e Garanhuns.

Nessa etapa, as urnas são alimentadas com os dados dos eleitores e candidatos relativos a cada seção eleitoral de cada município, sendo em seguida lacradas e embaladas. “É uma cerimônia pública, presidida por um juiz eleitoral, onde são convocados o Ministério Público, a Ordem dos Advogados, representantes de partidos e coligações. O trabalho da preparação acontece através de cartões de memória. – nós fazemos a instalação dos sistemas eleitorais oficiais das eleições e a transferência dos arquivos de eleitores e candidatos para a urna eletrônica”, explicou Mlexener Romeiro, chefe de implantação de sistemas do TRE.

Depois da implantação dos sistemas, as urnas passam por mais uma bateria de testes e, se não apresentarem nenhuma falha, são lacradas e ficam sob guarda da Justiça Eleitoral. Até o dia 2 de outubro, o trabalho deve ser ampliado para todas as regiões do estado, em mais outros 14 polos eleitorais. Os 3.020 locais de votação de Pernambuco começam a receber as máquinas no dia 5 de outubro.

O início das atividades começa às 8h, no polo de Jaboatão, que abriga a 15º Zona Eleitoral – além das do município, estão inclusas urnas que vão para o Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca. A partir desta segunda, as urnas de reserva, que podem substituir máquinas que apresentarem defeitos, também começam a ser preparadas.

Nenhum comentário: