OUVIDORIA POPULAR

OUVIDORIA POPULAR

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Em PE, aumenta para 416 o número de agências bancárias fechadas

O Sindicato dos Bancários de Pernambuco informou no início da noite desta quinta-feira (20) que subiu de 70 para 80% o percentual de bancos públicos e privados fechados neste terceiro dia de greve. Ao todo, são 416 agências paralisadas, sendo a maioria na Região Metropolitana do Recife, mais os prédios administrativos. O protesto nacional segue por tempo indeterminado.

Ao todo, são 280 agências de bancos públicos fechados (95%) e 136 de bancos privados (60%). Hoje, segundo a categoria, vários bancos privados ao longo da Avenida Caxangá, no Recife, aderiram à paralisação, além de agências em bairros da Zona Norte da capital. Também cruzaram os braços bancários de Arcoverde e Salgueiro, no Sertão; Gravatá, no Agreste; e Vitória de Santo Antão, na Mata Sul.
A categoria aprovou a paralisação em assembleia na última quarta-feira (12), como parte da campanha salarial deste ano. De acordo com a categoria, a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) não manifestou nenhuma retomada das negociações.
A categoria rejeitou a única proposta apresentada pelos bancos durante as negociações, que previa reajuste salarial de 6% contra os 10,25% reivindicado pelos trabalhadores. Em Pernambuco, há 12 mil bancários, sendo que 80% deles trabalham na Região Metropolitana do Recife.
Além do reajuste salarial, a categoria pede aumento do piso, participação nos lucros, Plano de Cargos e Carreiras, mais contratação, mais segurança nas agências, diminuição das tarifas bancárias e juros. Segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), o piso salarial dos bancários brasileiros é um dos mais baixos no continente.
Enquanto os bancos pagam piso de 1.090 dólares no Uruguai e de 1.200 dólares na Argentina, aqui no Brasil é de 681 dólares, ou seja, R$ 1,4 mil. Os bancários querem um piso de R$ 2.416,23. A categoria decidiu entrar em greve após um mês de negociação.
Orientações
Durante a paralisação, o Procon Pernambuco adverte que os consumidores devem saber que a greve não tira a obrigação de pagar faturas, boletos bancários ou qualquer outra cobrança. Para isso, a empresa credora deve oferecer outras formas e locais para que os pagamentos sejam efetuados.
Para não ser cobrado de eventuais encargos e, ainda, para que o nome não seja enviado aos serviços de proteção ao crédito, o Procon recomenda que o consumidor entre em contato com a empresa e peça essas opções de forma de pagamento, como por internet, sede da empresa, casas lotéricas, código de barras para pagamento nos caixas eletrônicos, dentre outros.
O consumidor deve documentar esse pedido (enviar e-mail ou anotar o número de protocolo de atendimento, por exemplo), para que, caso o fornecedor não atenda a tentativa de quitar o débito, possa reclamar em algum órgão de defesa do consumidor.
É importante que o consumidor não adquira, sem conhecer em detalhes, pacote de serviços oferecidos por bancos, voltados a facilitar a quitação dos débitos durante a greve.

Nenhum comentário: