OUVIDORIA POPULAR

OUVIDORIA POPULAR

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Escola do Sertão de PE é finalista do Prêmio Referência Brasil

Alunos do Sertão de Pernambuco estão orgulhosos. A escola onde eles estudam no município de Quixaba, que fica a 412 km do Recife, foi escolhida uma das seis melhores do Brasil, segundo o Prêmio Gestão Escolar, uma iniciativa do Conselho Nacional de Secretários de Educação. A entrega da premiação ocorreu no Arcádia Recepções, em Boa Viagem, Zona Sul da capital pernambucana, nesta terça-feira (25).
Ao todo, 340 escolas se inscreveram para concorrer ao prêmio em 2012, e 17 colégios públicos do estado receberam a premiação, que destacou cada instituição de ensino em suas respectivas regiões, de acordo com a avaliação feita por comissões formadas por vários segmentos da educação. A cerimônia teve também apresentações de músicos das escolas públicas de Pernambuco.
O primeiro lugar ficou com a escola estadual Tomé Francisco da Silva, que tem 800 alunos dos ensinos fundamental e médio. A instituição vai representar Pernambuco na fase nacional, concorrendo com outras cinco unidades públicas do país ao prêmio Referência Brasil. “Ela tem apresentado excelentes resultados em todas as avaliações. Justamente por ter esse diferencial de acompanhar a aprendizagem de cada aluno. Eles identificam todas as dificuldades deles”, afirmou Cecília Patriota, gestora regional do Sertão do Alto Pajeú.
“Ela conseguiu colocar junto o tripé que faz uma boa escola: a gestão [o gestor e toda a sua equipe], os professores e o engajamento da família”, disse o secretário de educação de Pernambuco, Anderson Gomes.
Por causa de um problema com o transporte, os alunos e o gestor Ivan José Nunes Francisco não puderam comparecer à premiação no Recife. Mas a escola deverá estar representada em São Paulo em 5 de novembro, quando receberá o certificado e um prêmio R$ 10 mil por ser um dos seis destaques nacionais. E ainda poderá ser escolhida a “Escola Referência Brasil”, o que lhe dará direito a um prêmio de R$ 30 mil.
O diretor da escola estadual Tomé Francisco da Silva também participará de uma viagem para intercâmbio de experiências em escolas públicas dos Estados Unidos. Em 2009, a escola também foi finalista do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar. No ano passado, foi destaque do 7º Fórum de Educação, promovido pelo canal de TV por assinatura, Globo News.
Criado em 1998 para melhorar a gestão e a qualidade do ensino, o Prêmio Gestão Escolar (PGE) destaca-se como um dos instrumentos de mobilização e de autoavaliação das escolas públicas brasileiras. O objetivo é incentivar as escolas a incorporar uma cultura de autoavaliação no seu processo de gestão.

O Prêmio de Gestão Escolar 2012 é uma iniciativa do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e da Fundação Roberto Marinho (FRM).

Nenhum comentário: