OUVIDORIA POPULAR

OUVIDORIA POPULAR

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

CTTU aproveita feriado e retira trecho de ciclofaixa na Zona Norte do Recife

A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) aproveitou o feriado do Dia da Independência, na sexta-feira (7), para retirar 350 metros da ciclofaixa da Estrada do Arraial, no bairro do Parnamirim, Zona Norte do Recife. A CTTU havia sido impedida de realizar o serviço, previamente anunciado, após um protesto de ciclistas, na noite da última terça (4).
CTTU pintou de preto trecho da ciclofaixa na Estrada do Arraial, no Recife (Foto: Kety Marinho/ TV Globo)
A faixa exclusiva, demarcada por duas linhas paralelas brancas, foi pintada de preto, durante a madrugada. Assim, a avenida voltou a ter três faixas para automóveis. O trecho retirado compreende as ruas Cônego Barata e Desembargador Goes Cavalcante, o que corresponde a 7% dos mais de cinco quilômetros da faixa para bicicletas.

Na manifestação dos ciclistas, bicicletas foram colocadas no chão da via para evitar a pintura. No dia seguinte, a CTTU informou que ainda não possuía uma nova data para realizar o ajuste de sinalização, mas que a decisão, tomada em audiência no último dia 30 de agosto, estava mantida.

Na audiência, a CTTU disse que a retirada da faixa busca garantir a segurança dos ciclistas, pois vários deles estavam transitando no contra fluxo, indo de encontro aos veículos que seguem pela Avenida Rosa e Silva.

A ciclofaixa da Estrada do Arraial faz parte das mudanças realizadas pela CTTU para a implantação do binário da Zona Norte do Recife, que também alterou trânsito na Estrada do Encanamento. O projeto, que tinha o intuito de melhorar o tráfego na região, vem recebendo críticas de motoristas e usuários de ônibus.

Nenhum comentário: