OUVIDORIA POPULAR

OUVIDORIA POPULAR

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Operação no NE prende quadrilha que agia usando uniformes policiais

A Polícia Federal prendeu 12 pessoas na manhã desta terça-feira (4), suspeitas de participar de diversos crimes em vários estados do Nordeste. "Eles agiam de forma sofisticada. Só realizavam grandes ações. Usavam uniformes da PF e da Polícia Militar e sempre contavam com informações de alguém que trabalhava ou estava próximo ao alvo", afirmou o chefe da Delegacia de Combate a Crimes Contra o Patrimônio, Bernardo Gonçalves Torres.
 A operação “Tesoura” contou com a participação de 80 policiais civis e militares - que se dividiram entre Jaboatão dos Guararapes, Recife, Olinda, Caruaru e Bezerros - além de uma aeronave do Grupo Tático Aéreo (GTA). Os policiais cumpriram ainda 16 mandados de busca e apreensão, sendo nove na Região Metropolitana do Recife (RMR) e sete no Agreste.
"Esta era uma quadrilha violenta que atuava em toda a região Nordeste", comentou o superintendente da Polícia Federal, Marlon de Almeida. Ainda de acordo com a PF, as investigações apontaram que os membros da quadrilha teriam extensa ficha criminal por crimes como tráfico de drogas, formação de quadrilha ou bando e roubo qualificado, entre outros.

As ações são resultado de uma investigação iniciada depois de um sequestro ocorrido no dia 27 de janeiro, e de um assalto no dia 16 de abril, ambos em uma mesma agência bancária em Caruaru, onde os bandidos estariam usando roupas da Polícia Militar. Outro crime cometido pelos suspeitos seria o assalto a um carro forte em João Pessoa, na Paraíba, em junho. Desta vez, os assaltantes estariam vestindo roupas de policiais federais.

Entre as formas de atuação da quadrilha, a polícia citou ainda a obtenção de veículos e preparação de placas clonadas; obtenção de armas de fogo; e preparação de motoristas para as fugas dos suspeitos.

Durante a busca os policiais apreenderam quatro motos, dois carros, uma metralhadora, uma pistola calibre 380, fardamentos da PM e da PF, placas clonadas de carros, carteira funcional da Polícia Civil e distintivo da Federal, além de cerca de 150 munições 9mm e calibre 40.

Os 15 suspeitos deverão responder por assalto à mão armada, porte ilegal de arma de fogo de calibre restrito, formação de quadrilha armada, sequestro, utilização indevida da marca, extorsão e roubo. Ainda segundo a PF, os presos do Recife e Região Metropolitana serão encaminhados ao Centro de Triagem (Cotel), em Abreu e Lima, e os de Caruaru e Bezerros, para a Penitenciária Juiz Plácido de Souza. Caso sejam condenados, podem pegar penas de mais de 30 anos de reclusão.

Nenhum comentário: