OUVIDORIA POPULAR

OUVIDORIA POPULAR

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Douglas Sampaio é o novo candidato do PRTB para Prefeitura do Recife

Um dia após renunciar à candidatura a prefeito do Recife pelo Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), o pastor Esteves Jacinto anunciou, na tarde desta quinta-feira (20), o administrador Douglas Sampaio, 27 anos, como o novo candidato da legenda. Sampaio era o vice-prefeito da chapa de Esteves Jacinto. Quem assume agora o posto de vice é Lairson de Lucena, que nas eleições passadas concorreu a uma vaga ao senado pelo PRTB.

O pastor renunciou, na quarta (19), porque a Justiça manteve a determinação que o proibia de fazer campanha eleitoral nas ruas, rádios e televisões. A decisão, que já vigorava em caráter liminar, foi julgada na noite da terça (18) passada e teve a maioria de votos no pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE).

Jacinto Esteves assumiu agora a presidência municipal do partido. Segundo o comunicado do PRTB, o novo candidato pretende focar na campanha "um discurso de renovação política com juventude e seriedade". A lei eleitoral autoriza, nas eleições majoritárias, substituir um candidato que renuncie a qualquer tempo antes do pleito.
RenúnciaO pastor resolveu abrir mão da candidatura alegando que, com a decisão do TRE, não tinha condições de concorrer ao pleito. O candidato já estava com a campanha suspensa pelo TRE porque não tinha votado nas eleições de 2010, não justificou a falta e também não pagou a multa. Esteves Jacinto havia recorrido ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o pedido de impugnação da candidatura, que estava sub judice com previsão para ser julgado na segunda (24).
saiba mais
 
No dia 5 deste mês, o TRE-PE decidiu retirar do ar o guia eleitoral do candidato. A proposta foi feita pela coligação Frente Popular do Recife, alegando que a Lei das Eleições destina o horário gratuito de propaganda em rádio e televisão somente a candidatos, não podendo se estender tal qualidade ao candidato ora réu.
A decisão pela suspensão do registro do candidato foi tomada no dia 24 de julho, pelo juiz João Maurício Guedes Alcoforado, da 151ª Zona Eleitoral, no bairro de Água Fria, no Recife. Ele é acusado de não votar no segundo turno nas eleições de 2010 e de não ter prestado contas da campanha dele a deputado federal na mesma eleição.

O político recorreu ao TRE-PE, que no dia 22 de agosto decidiu, por unanimidade, impugnar a candidatura dele por causa dos débitos com a Justiça Eleitoral. A defesa do candidato entrou com recurso no TSE no dia seguinte.

Nenhum comentário: