OUVIDORIA POPULAR

OUVIDORIA POPULAR

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Adagro apreende 21 toneladas de carne de boi clandestina no Recife

A Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro-PE) apreendeu, nesta terça-feira (25), 21 toneladas de carne de boi clandestina em um frigorífico de grande porte situado na Imbiribeira, Zona Sul do Recife. Essa foi a maior apreensão realizada pela Adagro desde 2003, quando o órgão começou a atuar no estado. Ninguém foi preso.
Fiscais encontraram carne sem registro e estragada (Foto: Divulgação/ Adagro)Fiscais encontraram carne sem registro e estragada em frigorífico no Recife (Foto: Divulgação/ Adagro)
A operação começou na sexta-feira (21), quando a Adagro recebeu a denúncia de que moradores próximos do frigorífico estavam sentido um mau cheiro vindo do estabelecimento. A Adagro e a Vigilância Sanitária foram ao local e encontram diversas irregularidades.

O entreposto não tinha registro junto à Adagro, ao Ministério da Agricultura nem à Vigilância Sanitária. O local recebia, abatia e fazia alguns cortes de carne de maneira irregular. Depois, embalava e revendia o produto.

O frigorífico passou o final de semana interditado e fiscais foram na segunda-feira (24) recolher parte do material clandestino, oito toneladas. Nesta terça, voltaram e apreenderam mais 13 toneladas. "Encontramos carne sem registro e cerca de 40% dela estava estragada, com cheiro ruim, uma cor esverdeada", disse o chefe da Unidade Estadual de Inspeção Animal da Adagro, Ednaldo Siqueira.
O produto foi levado à Central de Tratamento de Resíduos (CTR – Candeias), um aterro privado que fica em Muribeca, em Jaboatão dos Guararapes. Os fiscais ainda devem retornar na quarta (26) para abrir outra câmara frigorífica.

De acordo com Ednaldo Siqueira, o frigorífico funcionava há quase três anos. "Ainda não conversamos com o dono do estabelecimento. Ele vai ser chamado para prestar esclarecimento e pode ser autuado por funcionar sem cadastro e vender produto clandestino. Acredito que, pelo tamanho, o frigorífico devia vender carne para grandes supermercados e restaurantes da Região Metropolitana do Recife ", explicou.

Nenhum comentário: