OUVIDORIA POPULAR

OUVIDORIA POPULAR

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Lobão convoca reunião de Comitê por conta de falha no sistema elétrico

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, que está em Nova York (Estados Unidos), onde participa de reunião do Grupo de Alto Nível sobre Energia Sustentável Para Todos, iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), convocou para esta segunda-feira (24), uma reunião extraordinária do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), prevista para as 15h.
O objetivo é ter mais informações e analisar o que poderia ter motivado a falha que interrompeu, por volta das 16h deste sábado (22), o fornecimento de energia em vários municípios da Região Nordeste. O G1 apurou que o problema atingiu ao menos seis estados: Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco e Sergipe.
Participam da reunião do CMSE, entre outros, o Operador Nacional do Sistema (ONS), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), além de técnicos do Ministério de Minas e Energia. A expectativa é de que a ONS faça um relato do que aconteceu. Uma vez que Lobão está em Nova York, o encontro será coordenado pelo secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, e ministro interino, Márcio Zimmerman.
O CMSE foi criado em 2004 com a função de acompanhar e avaliar permanentemente a continuidade e a segurança do suprimento eletroenergético em todo o território nacional. Entre outras atribuições, compete ao CMSE acompanhar o desenvolvimento das atividades de geração, transmissão, distribuição, comercialização, importação e exportação de energia elétrica, gás natural e petróleo e seus derivados.
Causa do problema
A causa da falta de energia, segundo informou o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) neste sábado (22), órgão responsável por administrar o Sistema Interligado Nacional (composto pelas empresas fornecedoras de energia elétrica nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e parte da região Norte), foi um problema nas interligações Sudeste - Norte e Sudeste - Nordeste, atingindo o fornecimento de energia elétrica em parte da região Nordeste do país.
saiba mais
Ainda de acordo com o ONS, as causas do problema ainda não foram identificadas e devem ser apuradas na próxima semana. Segundo as concessionárias de energia, a falha ocorreu em Imperatriz, no Maranhão.
BahiaNa Bahia, a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) informou que a interrupção ocorreu entre as 15h50 e as 16h10 e atingiu 1,8 milhão de consumidores em 289 municípios do estado.

Pernambuco
Cerca de 1,4 milhão de residências em Pernambuco ficaram sem luz entre as 15h50 e as 16h12, de acordo com a Companhia de Energia Elétrica de Pernambuco (Celpe). Parte da Região Metropolitana do Recife foi afetada, segundo a companhia.

Parte da Região Metropolitana do Recife foi afetada, segundo a companhia, que não soube precisar o número exato de municípios atingidos - dizendo apenas que 45% dos clientes do estado tiveram o fornecimento interrompido.
Paraíba
Na Paraíba, de acordo com a assessoria de imprensa da Energisa, empresa concessionária de energia elétrica no estado, a queda afetou apenas alguns municípios do leste e do centro do estado, incluindo a capital, mas durou apenas seis minutos. A Paraíba deixou de receber, neste tempo, a carga necessária para alimentar o estado.
Maranhão
A Companhia Energética do Maranhão (Cemar) informou que a interrupção no fornecimento de energia ocorreu no sul do Maranhão, das15h49 às 16h37 da tarde deste sábado (22). Ao todo, 329.581 unidades conusmidoras foram afetadas. Cerca de um 1 milhão 650 mil pessoas ficaram sem energia. A energia foi reestabelecida às 16h37.
Ceará
No Ceará cerca de 200 mil clientes da Companhia de Energia Elétrica do Ceará (Coelce) ficaram sem energia entre 15h50 e 16h20, de acordo com a companhia. O número equivale a 40% do total de clientes da Coelce. Ainda de acordo com a Coelce, a falta de energia afetou principalmente cidades das regiões Sul e Norte do estado. Em Fortaleza, os bairros Messejana, Parangaba e Bom Jardim foram afetados.
Sergipe
Em Sergipe, os consumidores ficaram sem luz das 15h50 às 15h52. A Energisa não soube informar quantos municípios foram afetados pela queda de energia.

Nenhum comentário: