OUVIDORIA POPULAR

OUVIDORIA POPULAR

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Projeto capacita estudantes da rede pública de PE para pilotarem motos

As motos são o sonho de consumo de muitos jovens que acabam de tirar a carteira de habilitação. Mais baratas, são também uma solução para tentar driblar o trânsito cada vez mais complicado do Recife. O problema é que o número de acidentes também vem crescendo. Começa nesta quinta-feira (20) a Semana Nacional de Trânsito e, no Recife, a abertura é marcada por um convênio para a capacitar estudantes da rede estadual de ensino a partir de 16 anos sobre prevenção de acidentes através do ‘Projeto Piloto’.
25 mil alunos da rede estadual de ensino vão ser capacitados através do Instituto Pró-cidadania (IPC), em uma parceria com a Secretaria das Cidades, através do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e a Secretaria Estadual de Educação. As aulas acontecem durante 12 meses pela internet, através de laboratórios móveis que vão circular por 42 cidades. “As cidades escolhidas são da Região Metropolitana do Recife, as que têm uma população maior, além daquelas que nós identificamos, por levantamentos do Comitê para Prevenção de Acidentes de Moto, que têm maior índice de mortalidade em acidentes desse tipo”, detalha o secretário estadual das Cidades, Danilo Cabral.
Em todo o país, segundo levantamento recente do Ministério da Saúde, 40% dos acidentes de moto envolvem jovens com idades entre 20 e 29 anos. “O nosso objetivo é formar esse futuro condutor, com orientações sobre as normas de trânsito, convivência, comportamento, equipamentos de segurança e até mesmo a forma de conduzir, para que se tenha uma convivência harmônica”, explica Cabral.
Para a diretora presidente do Detran, Fátima Bezerra, é preciso que os motoristas, de uma forma geral, tenham mais respeito no trânsito. Tanto que estão previstas, na Semana Nacional do Trânsito, que acontece na Avenida Boa Viagem, próximo ao Hospital da Aeronáutica, atividades lúdicas e de orientação gratuita para motoristas, pilotos e até mesmo ciclistas. “É preciso mudar o comportamento e os valores, por isso vamos trazer atividades lúdicas para tentar mostrar a essas pessoas a importância do respeito no trânsito. Trânsito mata”, alerta Fátima.
Ciclistas
Na programação da Semana Nacional de Trânsito, o Governo do Estado promove no domingo (23), a partir das 7h, um passeio ciclístico pelas ruas do Recife, saindo do Quartel do Derby. “Faz parte do Projeto Pedala PE, que além de prever 100 quilômetros de ciclovia na Região Metropolitana do Recife, prevê o incentivo aos ciclistas”, explica Cabral.

Nenhum comentário: