OUVIDORIA POPULAR

OUVIDORIA POPULAR

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Jogo do Brasil no Estádio do Arruda movimenta o Recife nesta segunda

Nesta segunda-feira (10), o Recife será a capital do futebol brasileiro. A Seleção deve movimentar a cidade, principalmente nos arredores do Estádio José do Rego Maciel, o Arruda, onde acontece a partida contra a China, a partir das 22h. Por isso, o Grande Recife Consórcio de Transportes, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) e a Vigilância Sanitária armam um esquema especial antes mesmo de o jogo começar.
A partir das 13h, terá início o bloqueio de algumas ruas que são perpendiculares à Avenida Beberibe – serão interditadas as vias entre as ruas Fernando César (próxima ao Mercado Público da Encruzilhada) e a São Bento. O fechamento de todos os acessos ao estádio deve começar por volta das 18h. “Apenas ônibus continuarão passando na Avenida Beberibe, para não prejudicar o transporte coletivo”, contou Jorge Lima, gerente de operações de trânsito da CTTU.
O caminho indicado para as pessoas que vão para bairros como Água Fria, Cajueiro e Porto da Madeira é pela Avenida Norte, seguindo pela Estrada Velha de Água Fria, até alcançar a São Bento. Outro caminho indicado é utilizar a Rua Odorico Mendes, cruzando o bairro de Campo Grande, até chegar à Rua da Regeneração.
A CTTU, prevendo o grande o movimento de torcedores, indica que as pessoas deixem o carro em casa e vão até o estádio de táxi ou ônibus – uma linha exclusiva estará saindo e voltando, a partir das 18h30, ao Shopping Tacaruna, pelo valor de R$ 5, ida e volta; táxis de outros municípios também estão permitidos na área. “A dificuldade de estacionamento será muito grande. Recomendamos, além do coletivo, utilizar táxi ou a carona amiga, se for de carro particular”, orientou Lima. Ao todo, 80 agentes irão trabalhar na operação da CTTU.

Ônibus
Quem for de ônibus ao Arruda vai notar uma ampliação no número de linhas de ônibus. No total, serão 11 linhas especiais e seis veículos extras no dia do amistoso. Na ida até ao estádio, serão sete linhas especiais, distribuídas em 21 coletivos, espalhados em seis terminais integrados e um urbano (Afogados, PE-15, Joana Bezerra, Barro, Camaragibe, Macaxeira e Rio Doce), a partir das 19h30.
As linhas realizarão viagens expressas para o Arruda e estarão denominadas da seguinte forma: TI Afogados/Arruda, TI PE-15/Arruda, TI Joana Bezerra/Derby/Arruda, TI Camaragibe/Arruda, TI Macaxeira/Arruda, TI Barro/Arruda e Rio Doce/Arruda. Na volta, quatro linhas utilizadas para ida se juntam a outras quatro, a partir das 22h30. Os ônibus estarão localizados nas redondezas do estádio, segundo o Consórcio. Para isso, os ônibus estarão em seis pontos. Confira o itinerários e as linhas beneficiadas aqui.

Os ônibus estarão atendendo os principais corredores da Região Metropolitana – haverá reforço também nas linhas que seguem até o Cais de Santa Rita, no centro do Recife. “Teremos uma comunicação específica para estas linhas. Os divulgadores estarão no entorno informando qual é local, para orientar os torcedores tanto na volta quanto na ida ao jogo”, contou Taciana Ferreira, diretora de operações do Grande Recife Consórcio de Transportes.

Saúde
Cerca de 30 inspetores da Vigilância Sanitária do Recife irão fazer uma barreira em volta do Arruda. A ideia é controlar a qualidade do alimento vendido aos torcedores a partir das 8h - a operação vai funcionar como uma espécie de treinamento para a Copa de 2014. Está proibida a venda de produtos como água em saquinho, batida e quentinhas.
Ao todo, serão seis barreiras, além da fiscalização dentro do Arruda. “Queremos evitar a infecção alimentar. A pessoa não pode estar se alimentando e depois ter uma diarreia e ocupar nossos hospitais. [...] Foram cadastrados cerca de 100 ambulantes, onde já foram capacitados dizendo o que é permitido ou não”, contou Adeilza Ferraz, gerente de Vigilância Sanitária do Recife. O Samu também estará presente para prestar assistência aos torcedores.

Para ler mais notícias do G1 Pernambuco, clique em g1.globo.com/pernambuco. Siga também o G1 Pernambuco no Twitter e por RSS.

Nenhum comentário: