OUVIDORIA POPULAR

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quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Mutirão esclarece direitos do consumidor no Metrô do Recife

Instituições de defesa do consumidor se uniram e formaram um mutirão para ajudar a resolver os problemas da população do Recife, nesta quinta-feira (20), na Estação Central do Metrô, no bairro de São José. Durante toda a manhã, as pessoas que passam pelo local vão poder conhecer todos os órgãos que atuam ao seu favor e serão incentivadas a se basear no Código do Consumidor, que completou 22 anos, para lutar pelos seus direitos.

Os órgãos de defesa estarão distribuindo um material educativo e tratando de problemas particulares que a população trouxer. “Ainda há um desestímulo muito grande por parte da população, porque acha que não vai ser solucionado, que é caro, que vai demorar. O mutirão quer estimular a população a reclamar seus direitos, mostrar o que cada um dos órgãos podem fazer por ele, para que os consumidores verifiquem que há instâncias antes do poder judiciário a que eles podem recorrer e ter a solução do problema”, contou Rosana Grinberg, presidente da Comissão Defesa Consumidor.

Até as 13h, serão esclarecidas questões relacionadas ao consumo de água, energia elétrica, telefonia, empréstimos e financiamentos, cartões de crédito, troca e garantia de produtos. Participam do mutirão a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE), a Associação de Defesa da Cidadania e do Consumidor (Adeccon), Ministério Público, Defensoria Pública, Delegacia do Consumido, os Programas de Orientação e Proteção ao Consumidor (Procon) de Pernambuco, Recife, Jaboatão e Olinda, Agência Nacional de Saúde (ANS), Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e Agência de Regulação de Pernambuco (Arpe).

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