OUVIDORIA POPULAR

OUVIDORIA POPULAR

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Conferência estadual debate desigualdades regionais no Recife

Com a intenção de promover o debate sobre as desigualdades regionais e tentar diminuí-las, começa, nesta quarta-feira (26), a 1ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Regional de Pernambuco (1ª CEDR). O evento terá a abertura no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), no bairro de Santo Amaro, no Recife, às 10h. O restante da programação, que segue até a sexta-feira (28), acontece no Hotel Jangadeiro, no bairro de Boa Viagem.

Participam da primeira atividade da conferência o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, além de representantes da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), Fiepe, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), governo de Pernambuco e Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (Condepe/Fidem). Através de discussões e debates, o estado deve definir princípios e diretrizes para criar as Políticas Nacional e Estadual de Desenvolvimento Regional.

Pernambuco vai discutir mecanismos democráticos de participação social e de modelos de gestão, visando a redução das desigualdades e o desenvolvimento sustentável. Além de palestras e oficinas, as discussões também ocorrerão por eixos temáticos, que são: governança; participação social e diálogo federativo; financiamento do desenvolvimento regional; desigualdades regionais e critérios de elegibilidade e vetores de desenvolvimento regional sustentável.

A previsão é de que 500 pessoas participem da conferência, entre representantes do poder público estadual e municipal, da sociedade civil organizada, setor empresarial e de instituições de ensino superior. A etapa estadual será preparatória para as conferências macrorregional e nacional. Pernambuco elegerá 14 delegados que representarão o estado nas duas etapas, sendo a macrorregional em outubro e a nacional no mês de dezembro, em Brasília.

Nenhum comentário: