OUVIDORIA POPULAR

OUVIDORIA POPULAR

terça-feira, 18 de setembro de 2012

TRT passa a ter processos judiciais eletrônicos em Pernambuco

O Tribunal Regional do Trabalho da 6ª região (TRT-6), em Pernambuco, começa, nesta terça-feira (18), um período de transformação: será instalado o processo judicial eletrônico. O sistema promete diminuir o tempo em que os casos serão analisados e deve permitir que os advogados e as partes envolvidas possam consultar os atos processuais em qualquer momento e em qualquer lugar.

O TRT costuma receber casos como reclamações trabalhistas e também questões como dissídios coletivos e mandados de segurança. Com a novidade, toda a atividade processual dentro do tribunal deverá ser alterada. “O sistema atual é um processo escrito e nós mudamos para um processo eletrônico. Não só significa a eliminação do papel, mas o acesso aos advogado, às partes, 24 horas por dia, sete dias por semana e de qualquer lugar do planeta”, contou o desembargador André Genn, presidente do TRT-6.

A partir de agora, os advogados já poderão dar entrada nos processos diretamente do escritório. “Já é cadastrado, distrubuído, marcada a audiência e instantâneamente intimado para o dia da audiência. Se houver ato de urgência, será apreciado pelo juiz sem nenhuma intermediação”, relatou Genn. Com a implantação do sistema, para o qual os funcionários do TRT já estão sendo treinados, a intenção é diminuir toda a burocracia.

So em 2011, 122 mil processos novos deram entrada no TRT em Pernambuco. Para Genn, a demanda deverá melhor ser atendida com o novo sistema. "De 70 a 80 % dos atos processuais são buracráticos, que desaparecem com o processo eletrônico. As partes têm acesso ao mesmo tempo; então, os atos podem ser praticados pelos diversos personagens sem ter que esperar o outro para vir a falar", disse.
A partir desta terça, o processo eletrônico será instalado, inicialmente, nas duas varas de Igarassu, no Grande Recife. Paulatinamente, será implantado nas outras varas – a expectativa é de que, em 90 dias, todas as ações originárias do tribunal estejam instalados no processo judicial eletrônico. De acordo com André Genn, os processos que já estão em papéis, a princípio, não serão digitalizados. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 0800.606.4434 ou pelo site do TRT-6.

Nenhum comentário: