OUVIDORIA POPULAR

OUVIDORIA POPULAR

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Trabalhadores serão primeiros a ser pagos com venda da usina Catende

Os trabalhadores serão os primeiros a ser pagos com o dinheiro arrecadado pela venda da Usina Catende, no município de mesmo nome, na Zona da Mata Sul de Pernambuco. A venda foi anunciada na terça-feira (30) e, nesta quarta (31), representantes do trabalhadores e fornecedores de cana comentaram a venda da massa falida da usina por R$ 40 milhões ao grupo Ganey, que há trinta anos comercializa açúcar na Europa e tem sede em Dubai, nos Emirados Árabes.
“A usina Catende já foi a maior da América Latina. Estamos verificando que se esse pessoal vier realmente investir na região, nós vamos retomar esse potencial, voltar a ser uma das maiores usinas do país”, disse Alexandre Andrade Lima, presidente da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco.
O diretor do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria do Açúcar e do Álcool de Pernambuco, Edvaldo Ramos, disse que está otimista com a aquisição. “A região aqui está pobre de emprego, pobre de tudo, os supermercados fechando, o comércio fechando, e se ela [a usina] vier funcionar aqui na região as coisas melhoram”, comentou.
As máquinas estão paradas desde o início do ano e este foi o quarto leilão. A compra dos bens abrange a planta industrial, a propriedade rural Engenho Catende de 96,2 hectares, o grupo de quatro geradores, os veículos, tratores e máquinas.
A Usina Catende foi fundada em 1890. Em 1995 decretou falência, mas continuou moendo cana-de-açúcar até o começo deste ano. Em 2010, o local passou por uma enchente e, em 2011, por um incêndio, que causaram grandes prejuízos. As dívidas, hoje, ultrapassam R$ 1,8 bilhão.
Um grupo de trabalhadores havia feito uma proposta de compra usando créditos trabalhistas como moeda, mas o Banco do Brasil, principal credor, não concordou.

Nenhum comentário: