OUVIDORIA POPULAR

OUVIDORIA POPULAR

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Religiões de matriz africana pedem respeito em caminhada no Recife

Nesta segunda-feira (5), seguidores de religiões de matriz africana saem em caminhada no Recife para pedir respeito à escolha religiosa de cada um. Membros do candomblé, da umbanda e da jurema de vários terreiros de Pernambuco vão participar do evento, que sai da praça do Marco Zero, no Bairro do Recife, e segue em direção ao Pátio do Carmo, no bairro de Santo de Antônio.
A 6º Caminhada de Terreiros de Pernambuco faz a mobilização para lutar contra o preconceito religioso. “Essa luta vem desde o passado, quando aqui chegamos de África. A luta do povo negro é cotidiano. Estamos pedindo liberdade de expressão, de cultuar nossa religião. Esse momento é de mostrar à sociedade que as religiões do orixás vêm às ruas para mostrar sua beleza e o encanto das divindades”, comentou Marcos Pereira, organizador da caminhada.
De acordo com estimativas, só no Grande Recife existem mais de 2 mil terreiros de religiões de matriz africana. Apesar dessa grande quantidade, os seguidores sofrem constantemente com a falta de respeito ao livre culto, sendo ameaçados e impedidos de cultuar seus deuses. “Na prática, principalmente em Pernambuco, a lei do silêncio vem calando nossos tambores”, lamentou Pereira. A caminhada desta segunda faz parte das comemorações pelo mês da consciência negra.
A partir das 15h, o cortejo deve deixar o Marco Zero e passar pela Avenida Marquês de Olinda, Avenida Martins de Barros, Praça da República, Rua do Sol e Avenida Dantas Barreto. A caminhada termina em frente à Igreja do Carmo, no Memorial Zumbi dos Palmares, onde haverá uma louvação aos orixás.
Trânsito
Por conta da caminhada, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) arma um esquema para acompanhar o tráfego de veículos no centro do Recife. Ao todo, 20 agentes de trânsito estarão no local a partir das 13h.

Durante todo o percurso, os agentes da CTTU farão bloqueios itinerantes das vias, liberando-as após a passagem dos participantes.A Companhia orienta os motoristas a traçarem uma rota alternativa para chegar ao destino desejado, evitando passar pelas áreas de bloqueio. A previsão é de que o evento acabe às 18h.

Nenhum comentário: