OUVIDORIA POPULAR

OUVIDORIA POPULAR

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Em PE, polícia prende suspeito de usar cartão alheio para compras online

A polícia prendeu um homem pelo crime de estelionato e falsidade ideológica, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife. Ele teria feito compras com um cartão de crédito que não lhe pertencia. Em coletiva realizada nesta segunda-feira (5), a polícia orientou, tomando o caso como exemplo, que, nesta época de final de ano, as pessoas precisam ficar atentas para não cair em golpes como esse.
O suspeito foi preso no bairro de Maranguape II, na última sexta-feira (2). O delegado Rômulo Aires explicou que o autor do crime fez duas compras em uma semana: primeiro um notebook e depois um celular, pelo site de uma loja de produtos de informática. Entre uma aquisição e outra, o dono do cartão de crédito percebeu que havia uma compra estranha na fatura e reclamou à operadora. No rastreamento, a operadora localizou a loja de informática, que, por sua vez, acionou a polícia.

O homem, de 30 anos, foi detido em flagrante em casa depois de receber o celular e autuado por estelionato e falsidade ideológica. O endereço para entrega dos produtos era o da casa dele, mas, aos policiais, o suspeito informou que estava assinando o recebimento da mercadoria em nome de outra pessoa. O homem foi levado para o Centro de Triagem e Observação Professor Everaldo Luna (Cotel), em Abreu e Lima.

Cuidados
O delegado Rômulo Aires alertou sobre os cuidados necessários nas compras com cartão de crédito. “O cliente deve observar e não perder o cartão de vista em momento algum quando for utilizá-lo. Se o cartão possui chip, não precisa passar na régua da máquina. O cartão tem que ser encaixado na máquina para fazer a leitura do chip. Quando se passa naquela tarja magnética para fazer a leitura, é nessa hora, se já existe uma máquina feita para clonar ou chupa cabra, que o cartão é clonado”, comentou.

O delegado também disse que é preciso ter muito cuidado na hora de usar o cartão de crédito para fazer compras na internet. O consumidor só deve entrar em sites confiáveis e prestar atenção antes de digitar os dados.

Nenhum comentário: