OUVIDORIA POPULAR

OUVIDORIA POPULAR

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Compesa desativa 80 ligações que furtavam água no Sertão de PE

Com reduzida quantidade de água por conta da pior estiagem dos últimos 40 anos, os sertanejos pernambucanos têm a situação agravada por outro problema: o roubo de água na região. Em uma operação que está sendo realizada pela Companhia Pernambucana de Saneamento e Abastecimento (Compesa), foram encontradas e desativadas cerca de 80 ligações irregulares na região de Petrolina.

As equipes da Compesa estão percorrendo os 200 quilômetros do Sistema Maria Tereza, entre os municípios de Petrolina e Dormentes. Na região do distrito de Terra Nova, técnicos descobriram uma mangueira que servia de canal para furtar a água da adutora. A suspeita é de que a água abastecia um açude.

No distrito de Pau Ferro, o dono de uma fazenda aproveitou o equipamento utilizado na ventosa, que é utilizada para tirar o ar da tubulação, e implantou um cano para abastecer a propriedade. O encanamento foi desfeito.

Por conta do roubo da água, a companhia implantou um sistema de rodízio no abastecimento da população local. “Com aumento da estiagem, a população busca a única água disponível para ela, que é a agua da adutora. Com isso, estamos completando o rodizio para garantir que, no dia do rodízio, aquela comunidade seja abastecida”, falou Denis Mendes, funcionário da Compesa.

Quem for flagrado furtando água de adutoras da Compesa pode responder criminalmente por furto e depredação do patrimônio público. Para tentar reduzir o problema, a companhia está construindo uma nova adutora, que vai reforçar o abastecimento de água na região. De acordo com a Compesa, as obras já começaram e devem ficar prontas em seis meses.

Nenhum comentário: