OUVIDORIA POPULAR

OUVIDORIA POPULAR

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Polícia investiga causas de acidente em camarote de show de Caruaru, PE

A Polícia Civil abriu inquérito para investigar as causas da queda de um camarote durante um show, na madrugada do último domingo (11), em um parque de vaquejada de Caruaru, no Agreste pernambucano. Na ocasião, parte da estrutura cedeu e seis pessoas tiveram ferimentos.

O show aconteceu no Parque Haras Milanny, localizado às margens da rodovia BR-104, na área rural de Caruaru. De acordo com testemunhas, passava de meia noite quando parte do camarote teria cedido. Imagens de câmeras de participantes da festa mostram as seis vítimas sendo atendidas no local. Relatos de quem estava na vaquejada apontam que a falta de estrutura do local podia ser vista em todos os lugares.

“A gente chegou lá umas 22h e ficamos na frente. Para entrar, já enfrentamos um tumulto, inclusive pessoas começaram a passar mal na fila. Foi mais ou menos uma hora de muito tumulto e muito empurrra-empurra para conseguir entrar no Milanny. Ao entrar, fomos passar para uma estrutura mais alta, que era o camarote, mas não conseguimos concluir essa travessia porque parte do camarote cedeu e nós caímos. Não tinha profissional de saúde no local”, comentou a advogada Michele Queiroz, que ficou machucada.

Os bombeiros informaram que não foram chamados para fazer a inspeção obrigatória na estrutura do local. “Todo promotor do evento é responsável pela segurança do espectador. Então, ele deve dar entrada no Corpo de Bombeiros com a ART, que é o certificado de anotação de responsabilidade técnica”, comentou o tenente-corononel Antônio Hilário, comandante da corporação em Caruaru.

De acordo com o delegado Ícaro Scheneider, testemunhas irão começar a ser ouvidas para dar andamento ao inquérito. “Vou intimar as pessoas que se feriram, os bombeiros que estavam no local, os organizadores, e vou mandar uma equipe da criminalística ao local para verificar os danos”, disse.

Segundo o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), na sexta-feira (9) foi feita uma vistoria e o parque foi autuado pela falta de profissionais responsáveis na parte elétrica e no sistema de som. O Crea informou ainda que a capacidade máxima do camarote era de 1,2 mil pessoas, número que pode ter sido ultrapassado no evento.

Na segunda-feira (12), o conselho fez uma inspeção no local e verificou que uma placa da estrutura cedeu e pode ter provocado o acidente. Os organizadores do Parque Milanny informaram que foi contratada uma empresa para montar a estrutura da festa e que vai ajudar os feridos no que for necessário.

Nenhum comentário: