OUVIDORIA POPULAR

OUVIDORIA POPULAR

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Presos ordenavam ação de quadrilha no Grande Recife, diz polícia

A Polícia Civil (PC) divulgou o balanço da Operação Conselheiro, que prendeu, na manhã desta quarta-feira (17), suspeitos de praticar homicídios, tráfico de drogas e comércio ilegal de arma de fogo e munição em João Alfredo, no Agreste pernambucano. Segundo a polícia, os criminosos agiam sob ordens que saíam de dentro de dois presídios no Grande Recife.
Um dos detentos atualmente cumpre pena por homicídio, no regime semiaberto, na Penitenciária Agro-Industrial São João (PAISJ), em Itamaracá. De acordo com a polícia, mesmo quando se encontra recolhido, o homem controla o tráfico de drogas e boa parte dos homicídios praticados em João Alfredo.
O suspeito apontado como principal fornecedor de drogas da quadrilha cumpre pena no Presídio Aníbal Bruno, no Recife. A polícia informou que o homem envia drogas para João Alfredo e diversas cidades da Região Metropolitana. Ainda segundo as investigações, ele contava com ajuda de familiares para fazer a distribuição, que ocorria na maioria das vezes em Paulista e Abreu e Lima.
Operação ConselheiroA Vara Criminal da Comarca de João Alfredo expediu 17 mandados de busca domiciliar e 19 mandados de prisão, sendo que três pessoas já estavam recolhidas em presídios - entre eles, os detidos na PAISJ e Aníbal Bruno. Nesta quarta, 16 pessoas foram presas devido às medidas cautelares e uma, em flagrante. A suspeita foi encontrada com 349 pedras de crack. A polícia também encontrou, durante a operação, R$ 10.700 em dinheiro e um revólver calibre 38.
Outros nove suspeitos já haviam sido detidos na mesma operação, em ações realizadas nos dias 6 e 20 de setembro e 4 de outubro. Assim, ao todo, a Operação Conselheiro prendeu 29 pessoas. Durante todo o trabalho, foram apreendidos 232 kg de maconha e quatro armas.

As investigações tiveram início em julho de 2012, na Delegacia de Polícia de João Alfredo, com apoio do Núcleo de Inteligência do Agreste e Mata, e apontaram a existência de uma quadrilha atuando na cidade. O grupo criminoso seria responsável por 20 homicídios, ocorridos de agosto de 2010 até este mês, além de envolver-se com tráfico de drogas e comercialização de armas de fogo e munição.

Os presos foram encaminhados para a Delegacia Seccional de Limoeiro, no Agreste. Após serem ouvidos, os homens vão seguir para o Presídio de Limoeiro e as mulheres, para a Colônia Penal Feminina do Recife, no bairro do Engenho do Meio. A operação contou com o apoio de 140 policiais civis e militares.

Nenhum comentário: