OUVIDORIA POPULAR

OUVIDORIA POPULAR

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Cid Gomes diz que manifestou apoio à reeleição em almoço com Dilma

O governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), afirmou que aproveitou o almoço desta quinta (8) com Dilma Rousseff, em Brasília, para dizer à presidente que apoiará uma eventual candidatura dela à reeleição em 2014.
Gomes disse que também defendeu a vaga de vice para o presidente do PSB, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos. Atualmente, o vice de Dilma é Michel Temer (PMDB). Na última terça, a presidente recebeu em jantar no Palácio da Alvorada lideranças de PT e PMDB com a finalidade de ampliar a parceria e ajustar a agenda política dos dois partidos.
Para Cid Gomes, porém, o PMDB já estará atendido com as presidências do Senado e da Câmara, que o partido deverá ocupar, como resultado de acordo com o PT. O PSB tem dois ministérios no governo - Integração Nacional e Portos.
“O PMDB [..], com a presidência do Senado e da Câmara, fica muito bem contemplado. Defendo que a vice-presidência de 2014 seja do PSB, que seja o nosso presidente [Eduardo Campos]”, disse Cid Gomes.
Após o almoço, o governador relatou a jornalistas, no portão do Palácio da Alvorada, ter ressaltado à presidente que, na avaliação dele, o PSB não deve lançar candidatura própria ao Planalto daqui a dois anos. Mas ele disse que advertiu Dilma que, em 2018, o partido deve apresentar candidato à Presidência.
“Coloquei a minha opinião, que é pública. O que defendo é que a gente apoie a reeleição dela. Ratifiquei que temos um projeto de poder, mas que penso que isso pode ser esperado para 2018”, declarou.
De acordo com Cid Gomes, a presidente disse compreender que os partidos políticos tenham projetos nacionais. Mas, segundo ele, pediu o fim dos atritos políticos entre PT e PSB. “Uma hora ela disse: ‘é importante que a gente tenha uma boa relação’”, contou o governador.
LulaGomes afirmou que, por ele, está encerrada a polêmica com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no segundo turno das eleições municipais.
O governador disse ter ficado “magoado” com Lula por declarações que o petista teria feito contra ele, no final de outubro, durante um comício em apoio ao candidato do PT à Prefeitura de Fortaleza, Elmano de Freitas, derrotado no segundo turno pelo eleito, Roberto Claudio (PSB).
“Gosto muito do Lula, o admiro, tenho na conta de maior liderança política do Brasil, mas eu não ficaria bem comigo mesmo se eu não fizesse publicamente o registro de que na ida dele lá (Fortaleza) - não pela ida dele, que compreendo natural - ele não precisava fazer nenhuma referência ao outro lado. Mas por mim está encerrada a polêmica”, afirmou.
De acordo com o relato de Cid Gomes, Dilma afirmou que Lula ficou “preocupado” com o episódio em razão de uma versão de que teria chamado adversários do candidato petista de “elite e oligarquia”. Segundo Gomes, Dilma relatou que Lula teria solicitado cópia de seu discurso no comício de Elmano de Freitas para checar se, realmente, criticou os aliados cearenses.

Nenhum comentário: