OUVIDORIA POPULAR

OUVIDORIA POPULAR

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Lei Seca reduz em 40% acidentes com moto e carro no Grande Recife

Um estudo feito pela comissão da Operação Lei Seca constatou que diminuiu em mais de 40% o número de acidentes com moto e carro na Região Metropolitana do Recife. A meta agora é redobrar a atenção durante as festas de fim de ano para que esse índice não volte a crescer.

A redução no número de acidentes com morte se reflete, por exemplo, no Hospital da Restauração, no Derby, área central do Recife. Como é o maior de emergência do estado, recebe pacientes vítimas de moto, de carro, de atropelamento em situação grave.
O chefe do setor de Ortopedia do HR, Bernardo Chaves, percebeu essa redução na enfermaria de ortopedia. "Antigamente, 90% dos pacientes eram vítimas de acidente de moto. Atualmente, caiu para 70%", disse.

A Operação Lei Seca foi lançada em 1° de dezembro do ano passado. Cento e oitenta policiais militares, agentes do Detran e funcionários da Secretaria de Saúde se dividem diariamente em nove equipes e se espalham: seis na Região Metropolitana e três equipes no interior de Pernambuco. A definição dos locais é orientada pelos registros da Secretaria de Saúde.
Até o mês passado, as equipes haviam abordado 213 mil veículos e notificado 10% dos condutores por consumo de bebida alcoólica e pendências com o Detran. Foram autuados depois de flagrados pelo bafômetro 532 motoristas. Comparando os números de acidentes hoje com os de dezembro do ano passado, a redução de mortes foi de 40,3% no Grande Recife e 19% no interior.
Com o fim de ano chegando, começam as confraternizações e elas, frequentemente, incluem bebida alcoólica. A coordenação da Operação Lei Seca quer evitar que os números cresçam novamente e se prepara. "Nós vamos colocar blitz nas rotas das confraternizações, e a gente solicita que, quem for beber, arrume um amigo da vez, um táxi, não misture álcool e direção para não ocorrer acidentes", falou o tenente-coronel André Cavalcanti, coordenador da Operação Lei Seca.

Nenhum comentário: