OUVIDORIA POPULAR

OUVIDORIA POPULAR

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Denúncias de violência contra a mulher aumentam em Caruaru, PE

A Polícia Civil registrou aumento no número de casos de agressões a mulheres em Caruaru, no Agreste do Estado, nos últimos seis anos. Somente em 2012, de janeiro a novembro, já foram 1.200 queixas do tipo. Em 2011, 1.300 boletins de ocorrência foram abertos na Delegacia da Mulher de Caruaru. O aumento das denúncias coincidiu com o período em que a Lei Maria da Penha entrou em vigor. Segundo a polícia, por meio dela, esse tipo de crime passou a ser tratado de uma forma mais rigorosa.
“A Lei Maria da Penha protege a mulher vítima de violência doméstica e familiar não apenas quanto ao aspecto penal, mas também como uma lei multidisciplinar. Ela traz mecanismos preventivos e também repressivos, e até mesmo a previsão de que políticas devem ser implantadas para que a mulher esteja mais protegida e nós possamos realmente enfrentar a violência, que sempre existiu, mas que antes não tinha visibilidade”, disse a delegada da Mulher de Caruaru, Polyanne Freitas.
A Polícia Civil pede para as mulheres fazerem o boletim de ocorrência para que os casos sejam investigados e os agressores, punidos. A delegada informou que 50% das queixas prestadas no ano passado foram de casos de ameaças e injúrias. Ela reforça a importância de denunciar antes que agressões verbais terminem em violência ou morte.
“Se a mulher procura a polícia para denunciar desde os primeiros atos de violência doméstica que ela venha a sofrer, ela está juntamente conosco numa ação preventiva, prevenindo que venha a sofrer crimes mais graves, como por exemplo a lesão corporal e o homicídio”, ressaltou Polyanne Freitas.
De acordo com a delegada, muitas mulheres ainda têm medo de procurar a polícia. Nesses casos, a vítima ou qualquer outra pessoa, pode ligar para o Disque-Denúncia. Em Caruaru e no interior de Pernambuco, o número da central é o 3719-4545. No Recife e Região Metropolitana, o telefone é o 3421-9595. Queixas também podem ser feitas pelo site do Disque-Denúncia.

Nenhum comentário: