OUVIDORIA POPULAR

OUVIDORIA POPULAR

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Prefeito de Gameleira, PE, rebate críticas de servidores municipais

O prefeito de Gameleira, na Mata Sul de Pernambuco, José Severino Ramos, comentou as queixas feitas pelo funcionalismo público municipal, na semana passada. De acordo com os servidores, o Ministério Público foi acionado para receber denúncias de que muitos serviços municipais não estavam sendo oferecidos, depois do resultado da eleição.
Ramos afirma que foram feitos cortes, mas nada que comprometesse os serviços essenciais oferecidos à população. “Determinamos um decreto que cria alguns critérios para que a gente economize e dê prioridade às coisas básicas, para não deixarem de funcionar. Por exemplo: suspendemos licença-prêmio, as férias, exoneramos todos os cargos comissionados, suspendemos todos os contratos temporários. Só que desses cargos e temporários, fizemos de modo que não prejudique os serviços básicos como educação, saúde e transporte escolar”, disse.
As salas de aula estavam vazias porque os professores se recusavam a dar aula antes de receber os salários atrasados. A expectativa é de que eles voltem ao trabalho nesta quarta (31), porque receberam o pagamento do mês de setembro. “Ficou o mês de outubro para pagar no dia 10. Se ele não pagar, a gente vai retornar a paralisação novamente”, diz a professora Elizeuma Maria da Silva.
Os professores da rede municipal também reclamam de que a prefeitura convocou, esta semana, as pessoas que passaram no último concurso. Eles questionam como será feito o pagamento dos salários dos novos funcionários, se nem os antigos estão recebendo. “Eu não fiz convocação [de novos concursados]. Os cargos comissionados não vão sair? Esse pessoal que a gente está tirando de contratado, está convocando para que não faltem funcionários. É uma questão de responsabilidade”, argumentou.
Denúncias em relação à saúde também foram feitas pelos servidores. No hospital municipal, materiais descartáveis permaneciam na sala de parto, mesmo depois de usados. O lixo hospitalar estava sendo jogado no quintal da unidade. “A única empresa do estado teve uma divergência de pagamento e se prontificou a vir quinta-feira, porque eles só vêm uma vez por semana. Então a rota de Gameleira será restabelecida”, explicou o prefeito.
O salário dos servidores ainda estaria atrasado. “O salário está lá embaixo e atrasado, os colegas da mesma forma, e está sendo sempre dividido em duas vezes [o pagamento]. Até agora não recebemos”, queixa-se o médico José Viana. O prefeito José Severino Ramos rebate. “Alguns deles tinham horas extras e a gente teve que suspender para poder pagar em dia. Fizemos uma auditoria para ver quem realmente está com hora extra, nas insalubridade e adicional noturno, estamos pagando normalmente”, garante.

Nenhum comentário: