OUVIDORIA POPULAR

OUVIDORIA POPULAR

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Dicas para votar bem

Realmente votar não é fácil. A história parece ter nos conduzido ao apogeu das decepções políticas. Ficamos pensando, entre o desespero e a vontade de rir, em qual será o novo macaco Tião, o novo rinoceronte Cacareco. O horário eleitoral muitas vezes parece um mosaico em que se procura imitar shows de horror, programas de humor duvidoso e telejornais pasteurizados. E claro, temos os velhos donos da política no Brasil, os nossos queridos coronéis, donos da comunicação, das terras e da riqueza. É mole?
Mas vamos lá, vamos propor algumas dicas para ajudar nas eleições.
1- Discuta política, sim. Debater a respeito dos problemas políticos, empregando informações corretas e bom senso é essencial. Uma das maiores bobagens que existe é dizer que política não se discute. Só não podemos confundir a conversa com a agressão, com o fundamentalismo.

2- Ao votar, olhe para o passado. Qual o passado do seu candidato? Ele enriqueceu do dia pra noite? Em que ele trabalha? Que ideias ele defende? Ele muda de opinião como quem muda de camisa? Com quem ele faz aliança?

3- Dê oportunidade a novos nomes. Mas novos nomes com credibilidade. Não adianta votar numa pessoa nova só por votar. Nem vale a pena votar em alguém “novo” com sobrenome das velhas famílias. Nem muito menos votar no novo só pelo rostinho bonito. Os novos nomes também têm passado.

4- Político é igual a feijão ruim, só é bom na pressão. O voto é só o começo da história. Pressione, acompanhe participe. Cobre do seu candidato o que foi dito na campanha. Coerência é uma virtude que precisa ser mais cultivada na política. Se o seu representante mudar de ideia, que seja por bons argumentos e não por outros incentivos.

5- Candidato condenado, não vale. O melhor fiscal do ficha limpa deve ser o eleitor. Rouba mas faz é um slogan velho. Queremos quem tenha boas propostas, quem faça e não roube. A melhor maneira de fazer isso é participando, se envolvendo. Em outras palavras, como dizem os treinadores de futebol, tem que chegar junto. Até porque tem político por aí que se acha o maior Pelé. Neymar perde.

Nenhum comentário: