OUVIDORIA POPULAR

OUVIDORIA POPULAR

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Na próxima semana, médicos de PE suspendem atendimentos a 7 planos

Na próxima semana, clientes de sete planos de saúde terão as consultas suspensas pelos médicos em Pernambuco. Acompanhando o movimento nacional da categoria contra as operadoras, os profissionais pernambucanos reclamam da interferência dos planos na autonomia médica e do valor repassado por algumas empresas por conta do atendimento. Nesta quarta-feira (10), haverá um ato de protesto da categoria no Polo Médico do Recife, no bairro da Ilha do Leite.

A partir da próxima segunda-feira (15) até a sexta (19), de acordo com o Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) serão suspensos os atendimentos de consulta dos planos: Hapvida, Sul América, Golden Cross, Intermédica, Norclínicas, Notre Dame e Ideal Saúde. Em acordo com Conselho de Medicina do estado (Cremepe), os médicos não irão interromper o atendimento das urgências, emergências, serviços de hemodiálise, hemoterapia, radioterapia e quimioterapia.
De acordo com Mário Fernando Lins, presidente da Comissão de Honorários Médicos de Pernambuco e diretor do Simepe, os sete planos que terão o atendimento suspenso no estado não entraram em acordo com a categoria, que mostrou uma pauta de reivindicações. “Nosso ato é em defesa do paciente, dos médicos e da saúde. Lutamos contra a interferência dos planos na autonomia dos profissionais – muitas vezes solicitamos exames que são suspensos pelos planos”, esclareceu.

O valor repassado pelas operadoras aos profissionais também é alvo de reclamação da categoria. “Precisamos participar de congressos, simpósios, comprar livros caros para desempenhar bem nossa função, de tratar. O valor repassado é irrisório, muitas vezes não dá nem para pagar as contas do dia a dia”, comentou Mário Fernando Lins.

Em todo o Brasil, é celebrado nesta quarta o Dia de Luta pela Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM). No Recife, o ato público acontece a partir das 9h, no cruzamento das ruas Francisco Alves e Antônio Gomes de Freitas, na Ilha do Leite. De acordo com o Simepe, serão distribuídos panfletos para a população explicando a situação dos médicos. O trânsito na região não deve ser interrompido.

A CBHPM serve de referência para os valores pagos aos médicos e tem uma tabela em vigor desde 2010. A categoria quer que os planos paguem a banda média de valores, o que, nas consultas, representa R$ 60. As sete operadoras não teriam negociado com a classe médica. Entretanto, de acordo com o diretor do Simepe, a Sul América e o Golden Cross enviaram documentos e devem sentar com a categoria em mais um rodada de negociação antes da próxima semana.

Nenhum comentário: