OUVIDORIA POPULAR

OUVIDORIA POPULAR

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Diretor do HRA, em PE, diz que unidade deve receber 70 novos leitos

O Hospital Regional do Agreste (HRA) deve receber 70 novos leitos até o final do ano. Além disso, os médicos aprovados no último concurso serão convocados em caráter de urgência, ainda este ano. Os anúncios foram feitos pelo diretor do HRA, José Bezerra, em pronunciamento sobre os problemas que o hospital vem enfrentando para atender seus pacientes. Em flagrante registrado em vídeo por acompanhantes dos pacientes do HRA, divulgado na última quarta-feira (17), foi possível ver corredores lotados de macas, e até mesmo pacientes sentados no chão, enquanto recebiam soro na veia.
O diretor reconhece que a superlotação da unidade é comum nos finais de semana: “Nas segundas-feiras, normalmente se encontra um número maior de pacientes, e da segunda para a terça o hospital já volta à sua normalidade, vão acontecendo as altas hospitalares”.
Sobre os apartamentos, Bezerra comentou: “Essa é a estimativa da empresa construtora, de estar entregando, já está na fase final, de acabamento de piso. Nós temos uma estimativa de que, dentro de 60 dias, serão entregues mais 70 leitos, o que é um aumento considerável da nossa capacidade instalada”.
Por sua vez, o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) disse que o número de profissionais que estão lotados atualmente no HRA é insuficiente. “As escalas, insistentemente, não têm sido fechadas, continua havendo buraco, que é a falta de determinados profissionais, o que causa prejuízo para a população”, afirmou o delegado regional do Cremepe, José Reinaldo.

“A gente acredita que aproximadamente quatro a cinco cirurgiões gerais e quatro a cinco ortopedistas, por plantão, é um número adequado pra funcionar bem”, complementou o delegado regional do Cremepe.

O diretor do HRA contestou as afirmações do Cremepe: “Nós obedecemos os parâmetros do Ministério da Saúde. Para a nossa capacidade instalada, nós devemos ter um quantitativo de médicos. Exemplificando isso: UTI, o parâmetro é um médico para dez pacientes. Então se eu tenho 20 leitos, eu tenho dois médicos. Existe, naturalmente, alguma dificuldade em algumas especialidades médicas, mas nós temos, no cotidiano desse hospital, de segunda a sexta-feira, três médicos”.

Nenhum comentário: