OUVIDORIA POPULAR

OUVIDORIA POPULAR

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Dono de cilindro que explodiu foi impedido de ficar na porta de zoo

Os vizinhos do Horto de Dois Irmãos contaram neste sábado (13) à equipe de reportagem da Globo Nordeste que o dono do cilindro que provocou a explosão, na sexta-feira (12) tinha planejado se instalar num lugar ainda mais movimentado: em frente ao portão do zoológico.
O encanador Hipólito Guilherme contou que o acidente de sexta-feira (12) poderia resultar em mais vítimas. "Essa explosão podia acontecer no portão do horto. Ia ser pior, mas os próprios colegas não deixaram [o comerciante se aproximar da entrada] por causa do risco de acidente”, comentou. Dois homens tiveram as pernas amputadas por causa do acidente.
Durante a manhã do feriado de sexta, muitos pais escolheram o local para celebrar o Dia das Crianças com os filhos. Neste sábado, no local, foram encontradas ligações irregulares nos fios elétricos, manipulação de alimentos sem luvas e a falta de máscaras de higiene em quem vende lanches.
A Diretoria de Controle Urbano do Recife (Dircon), responsável pela fiscalização e licenciamento dos comerciantes, afirmou em nota diulgada neste sábado (13) que o comerciante envolvido no incidente não estava devidamente licenciado para atuar no local.
saiba mais
No local onde houve a explosão, ainda havia, na manhã deste sábado, grande quantidade de limalha de alumínio e de potes de soda cáustica, o que pode ter aumentado a pressão do gás. A válvula do cilindro que explodiu teria sido encontrada esta manhã, amassada e remendada. Os vestígios do acidente também aparecem nas árvores do local. O laudo do Instituto de Criminalística (IC) deve sair num prazo de 15 dias.

De acordo com a direção do Parque Dois Irmãos, a venda de balões é proibida dentro do horto. Se tiver comprado um antes, o visitante deve deixá-lo na portaria e pegá-lo de novo na saída. "É para evitar que esse produto chegue perto dos animais, que eles possam ingerir e vir a óbito”, explicou Silvana Silva, gerente do parque.

Neste sábado, o parque está aberto até as 16h, assim como no domingo (14) e na segunda-feira (15), dia dos professores e dos comerciários.

Nenhum comentário: