OUVIDORIA POPULAR

OUVIDORIA POPULAR

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Pais precisam dar limites no dia das crianças, diz especialista

Com a chegada do Dia das Criança na próxima sexta-feira (12), muitos pequenos irão receber mimos dos pais. Mas nem só de presentes é feita a felicidade de um filho. Especialistas em educação infantil afirmam que é preciso ensinar o valor e o significado das coisas e dar limites para a criançada. Em entrevista ao Bom Dia Pernambuco desta terça (9) (veja no vídeo ao lado), a psicopedagoga Rejane Maia comentou sobre o assunto e contou que uma lição que família pode dar aos filhos é sobre a administração do dinheiro desde cedo.

Os pequenos consumidores precisam ser educados desde o inicio da vida, para que, no futuro, possam ter consciência nos gastos e no uso dos objetos. “O dia das crianças é uma ótima oportunidade para que famílias e escolas repensem valores. Elas precisam, desde pequenininhas, começar a perceber que há limites nas coisas, tanto no uso dos bens – a gente sabe que os recursos estão aí esgotados – como também na família, com os pais dizendo que pode ou não tal coisa”, comento Rejane Maia.

Para a psicopedagoga, o Dia das Crianças precisa ganhar um novo significado. “Tem que sair do ponto de vista de dar apenas bens materiais e dar pouco do tempo aos filhos, numa celebração diferente”, contou. Pais não devem ter culpas em não poder fazer tudo que uma criança quer. “Temos que lidar com as frustações das crianças, que são fundamentais para a formação”, completou Maia.

Nenhum comentário: