OUVIDORIA POPULAR

OUVIDORIA POPULAR

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Porteiros reforçam luta contra mosquito da dengue

Desde o início do ano até esta terça-feira, quase 3 mil casos de dengue foram notificados no Recife. Deste total, 616 já foram confirmados. Para tentar reduzir as ocorrências, o combate ao mosquito transmissor da doença foi reforçado na cidade. Além dos agentes da própria prefeitura, funcionários de prédios residenciais e comerciais estão recebendo capacitações para fazer parte desta luta.O curso é no Sindicato da Habitação (Secovi) e as aulas são voltadas para porteiros e recepcionistas. Estimulada pelo aprendizado, Leciáurea Van Lume decidiu nem esperar até o dia seguinte para entrar em ação no edifício empresarial onde trabalha. “Na verdade eu estava pensando em fazer isso hoje e falar com a síndica. A gerente, no caso, para verificar os pontos e conversar para falar com os colegas e organizar uma reunião e verificar os pontos, os erros, para combater.”Cada aluno recebeu informações sobre como a dengue se espalha, um broche de combatente do mosquito e teve a oportunidade de observar de perto o aedes aegypt. “Vou conversar com meu companheiro, o zelador, informar a ele algo que eu aprendi, tentar passar o melhor, né?”, disse o porteiro Marcos Antônio Batista.
José Zito da Silva, porteiro de um edifício em Boa Viagem também está disposto a ajudar. “O que eu aprendi: a maneira de evitar que o mosquito se alastre no setor de trabalho, na casa, na vizinhança; onde tem água parada temos que jogar fora, principalmente num lugar seco, para que ele não se produza e orientar os vizinhos, as esposas e a vizinhança em geral.”
É isso mesmo que a Vigilância Sanitária espera que eles façam. Sejam multiplicadores da informação. “A gente conta com a colaboração da população em geral de estar tirando cinco minutinhos e vistoriando a sua casa, vendo as coisas que armazenam água. Isso é o importante, além, claro da hidratação oral nos primeiros sintomas de dengue beber bastante água, procurar o serviço médico, mas beber bastante água, se hidratar bastante para que não venha a ter complicação, dengue hemorrágica”, destacou Adeilza Ferraz, diretoria de Vigilância à Saúde do Recife.
A síndica Jaqueline Haluli, que fez questão de mandar todos os porteiros do prédio para o curso, já tem novos planos. “Irei junto aos outros síndicos e aos outros moradores residenciais para nós juntos mobilizarmos e conseguir evitar a proliferação dessa dengue.”

Nenhum comentário: