OUVIDORIA POPULAR

OUVIDORIA POPULAR

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Direção do HDM/Imip esclarece caso da agricultora que perdeu o bebê

A direção do Hospital Dom Malan/Imip deu sua versão sobre o episódio envolvendo a agricultora Eva Luzia de Souza e Silva, que teria perdido seu bebê na unidade médica por falta de atendimento adequado da equipe.Em nota da assessoria de comunicação, a direção contesta a versão da agricultora. Confiram a nota na íntegra: A direção do Hospital Dom Malan, vem a público esclarecer sobre o episódio da Senhora Eva Luzia de Souza e Silva:O primeiro atendimento na emergência do HDM foi realizado no dia 13/06/2010, sendo a mesma liberada por estar com 35 semanas de gestação, batimentos fetais normais e fora de trabalho de parto. Neste dia a referida senhora se recusou a ficar na observação e não queria ficar internada.
O segundo atendimento foi no dia 14/06/2010, a paciente não estava em trabalho de parto e com batimentos fetais normais, sendo liberada pelo médico plantonista.
 No mesmo dia (14/06) a gestante foi avaliada por um médico em Afrânio, que a encaminhou de volta, com batimentos fetais normais.
 Foi internada no mesmo dia (14/06), em trabalho de parto com batimentos cardíacos fetais normais. No dia 15/06, evoluiu com parto normal, a bolsa amniótica rompeu durante o período de parto, com saída de mecônio espesso. Apresentou um neomorto, sendo relatado em atestado de óbito, morte causada por aspiração meconial em vias aéreas.
 Diante do que foi acima exposto a direção do HDM esclarece que não houve negligência aos cuidados prestados à referida gestante na unidade hospitalar. A aspiração de mecônio pode ocorrer mesmo em fetos com batimentos normais e dentro do útero. A via de parto cesárea não protege contra a aspiração de mecônio.

Nenhum comentário: