OUVIDORIA POPULAR

OUVIDORIA POPULAR

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Número de casos de dengue cresce mais de 300% em Pernambuco


O número de casos de dengue registrados em Pernambuco aumentou mais de 300% em relação a todo o ano passado. As crianças são as mais atingidas. Por isso, nada de deixar água acumulada em vasilhas e outros recipientes, que facilitam a reprodução do mosquito transmissor. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde sés, o número cresceu todo Estado. No ano passado, 2.456 casos de dengue clássica foram notificados e 1.808 casos, confirmados. Em 2010, a Secretaria registrou 9.623 casos, um aumento de 321% em relação a 2009.As cidades mais atingidas são Caruaru, Recife e Petrolina. “Isso está ligado ao clima da região. Desde janeiro, está ocorrendo chuvas intercaladas com períodos de sol, o que favorece a proliferação do mosquito”, disse a gerente de Prevenção e Controle Zoonoses de Pernambuco, Nara Arruda (foto 1).
O número de dengue hemorrágica também aumentou. Este ano, foram notificados 135 casos. Dezoito foram confirmados. Uma pessoa morreu. Cinquenta por cento dos doentes foram crianças.
Só no mês passado, o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) atendeu dez crianças com dengue hemorrágica. “As crianças precisam de uma atenção especial para elas não desenvolverem os casos mais graves da doença”, falou a médica responsável (foto 3).

Nenhum comentário: