OUVIDORIA POPULAR

OUVIDORIA POPULAR

sábado, 12 de junho de 2010

Polícia alerta para golpes aplicados através de mensagens de celular

A polícia faz o alerta: cuidado com as mensagens enviadas por celular ou pela internet que prometem prêmios valiosos e exigem, em troca, pagamentos antecipados. Elas podem esconder armadilhas.Normalmente, a primeira reação ao receber um torpedo assim é de alegria. Não foi diferente com a aposentada Maria de Fátima Silva. Mais calma, ela leu direitinho a mensagem do celular e percebeu que havia alguma coisa errada. O recado, enviado de um telefone com prefixo do Ceará, falava do sorteio de uma casa de R$ 80 mil. “Eu não cheguei a mandar nenhum torpedo, então só se alguém tivesse me presenteado dessa forma, mas teria que ser um número fixo para eu retornar, não um celular, com um DDD diferente, e com o número de uma senha. Aí então eu comecei a perceber que era golpe”, diz Maria de Fátima.
Todas as informações foram trazidas à Delegacia de Repressão ao Estelionato, onde a queixa foi registrada. O delegado da especializada, Rômulo Aires (foto 2), explicou que este tipo de ocorrência não chega com frequência. As pessoas recebem os torpedos, percebem o golpe, mas não registram a queixa, o que acaba dificultando o trabalho da polícia.
“A pessoa que aplica o golpe continuadamente, cada vez que pratica, se torna vulnerável e a gente aprende com os golpes. É importante fazer o registro porque, futuramente, pode ser que essa pessoa se envolva em outro tipo de crime e seja presa, e aí a gente tem algum registro desse fato”, explica.De acordo com o delegado, esses golpes eletrônicos são difíceis de investigar. Se algum pagamento for feito, é pior ainda! O jeito é prestar bastante atenção e desconfiar de tudo. “Toda vez que vier solicitando informações, dados cadastrais ou antecipação de algum valor em depósito de algum dinheiro, pode ter certeza de que se trata de um golpe”, afirma o policial.
O telefone da delegacia de Repressão ao Estelionato, no Recife, é o 3184-3384.

Nenhum comentário: