OUVIDORIA POPULAR

OUVIDORIA POPULAR

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Em PE, candidatos buscam bicicletas com alto-falante para fazer campanha

Com o início da campanha eleitoral, os políticos começam a encontrar alternativas para chegar mais perto do eleitor. As bicicletas equipadas com som são uma das estratégias preferidas dos candidatos, como mostra reportagem do NETV 2ª Edição desta quarta-feira (10).

Em uma oficina no bairro do Coque, o artesão Luiz Carlos Costa faz o que chama de personalização de bicicletas: estica, bota rodas adicionais, adapta para o trabalho de vários profissionais. Em ano de eleição, ele prepara um equipamento considerado prático e útil para quem precisa se fazer conhecido em toda a cidade. “A bicicleta atinge um alvo em geral. É muito importante, ele [o candidato] tem um retorno garantido em termo da publicidade na bicicleta, é audição e visual”, assegura.
As primeiras encomendas apareceram há dois meses e políticos do interior de Pernambuco chegaram a comprar seis bicicletas. Luiz Carlos também tem cliente de outros estados e a maioria prefere as que vêm com quadro para a colocação de um banner com a foto, nome e número do candidato. Muitos consideram, ainda, uma caixa de som parte essencial para atrair as atenções.
A bicicleta pode sair pronta da oficina de Luiz Carlos Costa, com som e tudo, porque ele conta com parceiros que cuidam da instalação dessa parte dos equipamentos. Mas também há clientes que preferem procurar uma equipadora para fazer isso. Uma loja no bairro da Imbiribeira trabalha com qualquer tipo de veículo. Até agora, a maioria dos pedidos tem sido de som para carro. A produção da caixa de som é feita no local, sempre do tamanho adequado ao do veículo que será usado.
“Não fura nada no carro, sai tudo como original. As caixas, todos os equipamentos, tanto como de estrutura quantos alto-falantes, nada disso fura a lataria original. E leva um dia para ficar pronto, em média”, explica o montador de acessórios Célio Barbosa.
O serviço completo sai por R$ 2,5 mil, pelo menos. Na campanha de dois anos atrás, a loja equipou mais de trinta carros. Para este ano, nem todos os pedidos chegaram até agora. “A procura ainda está pequena, mas a campanha foi liberada agora, acredito que a demanda ainda vai aumentar, na próxima semana”, diz o comerciante José Pessoa.
O Tribunal Superior Eleitoral permite o uso de alto-falantes ou amplificadores em veículos até a véspera da eleição, das 8h às 22h. Perto de escolas e hospitais, por exemplo, é preciso desligar o som. A promotora da propaganda eleitoral do Ministério Público, Luciana Dantas, já enviou aos partidos uma recomendação para que evitem abusos no uso dos equipamentos no Recife. Uma cartilha organizada com o apoio de várias entidades traz as orientações sobre o uso do som dentro do que é permitido pela legislação.
Luciana destaca que cada veículo deve ser vistoriado pela Prefeitura antes de sair às ruas. “A ideia é que os partidos se dirijam à Prefeitura para que obtenham essa autorizacao do poder público e possam circular com os carros de som já com autorização, para que evitemos a perturbação do sossego dos cidadãos com um som muito alto. As bicicletas também precisam passar por essa vistoria. O Ministério Público entende que os candidatos, partidos e coligações são livres para levar suas propostas políticas ao cidadão, mas têm que respeitar as normas, tanto as eleitorais como as normas da legislação comum”, pondera.



Nenhum comentário: