OUVIDORIA POPULAR

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quarta-feira, 7 de julho de 2010

Lei dos 15 minutos rende multas a agências

Diego Mascarenhas/Agência A TARDE
Fiscais preparam auto de infração para a agência do Banco do Brasil do IguatemiCinco agências bancárias foram multadas, na terça-feira, 6, pelo desrespeito ao atendimento no prazo de 15 minutos. A reincidência em quatro atuações pela mesma infração pode levar à interdição, na próxima semana, de pelo menos três agências de Salvador. A ação realizada pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp) começou no Banco do Brasil e na Caixa Econômica, ambas do Shopping Iguatemi. Fiscais entraram nas agências como usuários. Nelas foram verificados três critérios para multas: existência da máquina de senha (R$ 30 mil), disponibilidade de um caixa para atendimento a deficiente físico (R$ 20 mil) e atendimento no prazo de 15 minutos (R$ 5 mil). Em dias posteriores a feriados, o prazo máximo para atendimento é estendido para meia hora por cliente. No Banco do Brasil, os ficais aguardaram por meia hora para ser atendidos no caixa, desde a passagem pela porta giratória. Foi uma espera acima da determinada pela lei, mais ainda pequena para o que se vê em Salvador. O vendedor Júlio Santos Ferreira, 32 anos, por exemplo, sofreu mais. “Cheguei às 10 horas e só fui embora às 14h”, relatou ele, sobre sua permanência no Banco do Brasil do Iguatemi na terça. Para a agência do Banco do Brasil do Iguatemi, foram emitidas multas de R$ 5 mil pelo descumprimento do tempo máximo de 15 minutos na fila e de R$ 5 mil por discriminação. Nas senhas vem escrito se a pessoa é correntista ou não. “Lá dentro, eles priorizam os clientes”, disse Rubem Carneiro Filho, responsável pela Coordenadoria de Defesa do Consumidor (Codecon). A versão foi negada pelo gerente da agência, que não se identificou. Na Caixa Econômica do Iguatemi, que já tem duas multas referentes à demora, o atendimento, na terça, foi feito dentro do prazo. Depois do Iguatemi, os fiscais foram para a Pituba. Lá, a espera superior a 15 minutos se repetiu em uma agência do Bradesco e em outras duas do Banco do Brasil. No Bradesco da Avenida Tancredo Neves, a espera também foi superior a 15 minutos. Todas essas agências foram multadas. A Sesp informou que os líderes em reclamações são o Banco do Brasil e o Bradesco. Desde 28 de fevereiro deste ano, quando a liminar contra o limite de 15 minutos, impetrada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), foi cassada, a Sesp já fiscalizou as 406 agências da cidade, totalizando 461 visitas e 282 multas.
Queixas sobre demora no atendimento bancário em Salvador podem ser feitas no Codecon, que fica na Rua Chile, Edifício Santa Casa, 2º andar, Centro, telefone 3172-4238.

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