OUVIDORIA POPULAR

OUVIDORIA POPULAR

segunda-feira, 5 de julho de 2010

DICAS PARA OS PÉS( BONITOS E SAUDAVEIS)


Apesar de muito delicados, nossos pés dão sustentação ao corpo, nos dão firmeza e equilíbrio. Portanto, nada mais justo do que dedicar alguns de cuidados especiais a eles. Entre os cuidados está a higiene dos pés, que também é importante para nossa saúde.Por usar sapatos fechados grande parte do tempo, a maioria das pessoas acaba se esquecendo dos cuidados com os pés. Mas principalmente as mulheres, não gostam de deixá-los mal cuidados, pois os pés precisam estar impecáveis na hora de colocar um calçado que os deixa a mostra. Quais cuidados devo ter com os meus pés?
Após o banho, enxugue bem os pés. Não se esqueça de secar entre os dedos para não acumular umidade e aumentar as chances da proliferação de bactérias. Faça uma esfoliação nos pés semanalmente, usando cremes específicos durante o banho para remover as células mortas. Outra dica que tem o mesmo resultado é usar a lixa de pés a cada 15 dias ou uma vez por mês, lixando sempre em movimentos circulares.
As unhas merecem grande atenção e cuidado, pois são sensíveis e podem encravar ou infeccionar com facilidade. Corte as unhas sempre retas, não deixe que elas ultrapassem o limite dos dedos e não tire os cantos. Lixe cuidadosamente as unhas para que não fiquem sob a pele e não encravem.Hidratar os pés uma vez ao dia com produtos específicos é essencial. Entre os dedos, passe talco ao invés de creme. Deixar o esmalte por muito tempo nas unhas também interferem na saúde dos pés, podem começar a surgir manchas brancas nas unhas e isso cria um ambiente favorável aos fungos. Por isso, o tempo ideal para ficar com as unhas esmaltadas é de três dias.Na praia, é importante passar protetor solar nos pés para evitar o ressecamento e prevenir contra o câncer de pele. Para evitar o engrossamento da pele, ande sempre calçado. Use tênis e meias macios e de algodão para absorver melhor a transpiração e proteger os pés de fungos, bactérias causadores de micose e do mau cheiro.Para evitar dores nos pés, use saltos confortáveis como plataformas ou com bicos mais largos. Se for passar muito tempo em pé, prefira sapatos baixos e que não apertem em ponto algum. As solas são muito importantes para qualquer tipo de calçado, elas devem ser flexíveis para proteger os pés. Evite solas rígidas, que impedem o movimento natural dos pés, causam cansaço e dor nas costas.Deixe os pés respirarem ao chegar em casa, calce chinelos ou caminhe com os pés descalços, de preferência na terra ou areia. Além de massageá-los, você descarrega energia pela planta do pé e recarrega com a energia da natureza.Para evitar pés inchados, beba até 8 copos de água por dia e maneire na quantidade de sal nos alimentos. Faça repouso com as pernas esticadas para cima, isso ajuda a desinchá-los. Caso sofra de dores muito fortes, procure um médico especialista no assunto.
Ir à pedicure semanalmente, massagear os pés com óleos de amêndoas ou creme hidratante duas vezes por semana também são ótimas dicas de como ter pés bonitos e saudáveis, prontos para serem mostrados.

Nylza Santos.

Nenhum comentário: