OUVIDORIA POPULAR

OUVIDORIA POPULAR

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

PE recebe remédio da Bahia pela 2ª vez para tratar criança com mal raro

A Secretaria Estadual de Saúde entregou, nesta quinta-feira (7), 22 ampolas do medicamento Ceprotin aos médicos que assistem Matheus Henrique, 1 ano e 3 meses, internado no Hospital Esperança, no Recife, com trombofilia. O remédio foi emprestado pelo Estado da Bahia, onde há outro caso desta doença rara, causada por deficiência da proteína C. A mãe do paciente, a auxiliar administrativa Gerlainy Lacerda, ganhou na Justiça, em 2012, o direito de ter o anticoagulante custeado pelo governo de Pernambuco. Ele é fabricado fora do Brasil e cada ampola custa quase R$ 3,9 mil. Neste ano, segundo a mãe, o Estado atrasou a entrega em março e outubro.

Semana passada, Gerlainy estava desesperada e cobrou do Estado uma resposta, pois o lote que a família tinha terminaria nesta quinta. "Infelizmente, meu filho está muito grave. A gente recebeu agora de tarde, e queria agredecer pela Bahia ter se sensibilizado conosco, pois quem devia cumprir isso mesmo era o nosso Estado", disse.

Matheus precisou ser internado por causa de uma intercorrência e encontra-se na UTI Pediátrica, recebendo cuidados intensivos devido à piora clínica da doença, de acordo com o boletim mais recente do Hospital Esperança, divulgado pela manhã. O estado geral dele é considerado muito grave. O menino respira com ajuda de aparelhos, tem lesões hemorrágicas e necróticas pelo corpo, mas hemodinamicamente está estável. Ainda não há previsão de alta.

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou que essa remessa garante assistência ao menino até a chegada de dois novos lotes do medicamento. São 270 ampolas compradas do laboratório Baxter, na Áustria, e 90 da importadora Uno Healthcare, que cobrem 77 dias de tratamento. Cinquenta e duas doses serão devolvidas à Bahia, que já havia emprestado outras 30 unidades.

Nenhum comentário: