OUVIDORIA POPULAR

OUVIDORIA POPULAR

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Governo de PE anuncia alíquota zero de ICMS para venda de carros usados

O governo de Pernambuco anunciou, nesta terça-feira (25), que vai isentar as vendas de carros usados do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no estado, por seis meses. Em tempos em que a mobilidade urbana vem sendo amplamente discutida e o governo vem investindo na melhoria do transporte público, a decisão pode parecer contraditória, mas não preocupa o governador Eduardo Campos. "Essa é uma dessas contradições que a gente vive na economia. [...]Temos que pensar nos empregos, nas famílias que se sustentam nesse setor", justifica Eduardo.
A alíquota do ICMS era de 1% para a venda de carros usados. A partir de 1º de dezembro, vai ser zerada por um período de seis meses. "Depois desses seis meses, vamos fazer um balanço para analisar o impacto dessa decisão sobre a nossa economia e, então, decidimos se prorrogamos ou não", explica o governador.
O decreto foi assinado pelo governador em cerimônia na sede provisória do governo, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, com a presença de representantes do setor de revenda de carros e de políticos. O presidente da Associação dos Revendedores de Veículos Automotores de Pernambuco, Antônio Selva, defende que a redução do imposto é essencial para a manutenção do setor. “É um esforço louvável para que possamos manter mais de 20 mil empregos diretos e indiretos, é um momento ímpar para nós”, afirma Selva.
Representantes do setor de revenda de carros compareceram a cerimônia. (Foto: Katherine Coutinho / G1)Representantes do setor de revenda de carros
compareceram à cerimônia. (Foto: Katherine Coutinho / G1)
As disparidades de oportunidades entre a venda de carros novos e usados também fez parte do discurso de Eduardo, que cobra do governo federal uma mudança de postura. "Tem desequilíbrios que nós estamos chamando a atenção do próprio governo federal. [...] É preciso que se dê as mesmas condições para quem vende o carro novo e o usado. O imposto cobrado é muito maior nas transações com carro usado", afirma o governador.
O financiamento dos carros usados é também mais difícil, lembra o secretário estadual da Fazenda, Paulo Câmara. “De cada dez financiamentos de carro usado, só três acabam sendo aprovados. É uma competição desleal”, afirma Câmara, que lembra do momento difícil que a economia vem vivendo neste ano. “Percebemos a redução do arrecadamento. O governo precisa sim se preocupar com arrecadação, mas também buscar olhar o que pode ser feito pelos setores. Essa redução gera um efeito positivo na conta, vamos ter peças e serviços gerando renda de maneira indireta”, pondera o secretário.
Com isso, o governo do estado pretende que o setor de venda de carros usados tenha uma ampla recuperação. “O Brasil precisa acreditar no caminho e ousar nos investimentos. Temos sempre que nos antecipar aos fatos para proteger a nossa economia. Precisamos cuidar do que já existe, investindo sim no novo, mas sem esquecer o que já existe”, defende Eduardo.

Escola do Sertão de PE é finalista do Prêmio Referência Brasil

Alunos do Sertão de Pernambuco estão orgulhosos. A escola onde eles estudam no município de Quixaba, que fica a 412 km do Recife, foi escolhida uma das seis melhores do Brasil, segundo o Prêmio Gestão Escolar, uma iniciativa do Conselho Nacional de Secretários de Educação. A entrega da premiação ocorreu no Arcádia Recepções, em Boa Viagem, Zona Sul da capital pernambucana, nesta terça-feira (25).
Ao todo, 340 escolas se inscreveram para concorrer ao prêmio em 2012, e 17 colégios públicos do estado receberam a premiação, que destacou cada instituição de ensino em suas respectivas regiões, de acordo com a avaliação feita por comissões formadas por vários segmentos da educação. A cerimônia teve também apresentações de músicos das escolas públicas de Pernambuco.
O primeiro lugar ficou com a escola estadual Tomé Francisco da Silva, que tem 800 alunos dos ensinos fundamental e médio. A instituição vai representar Pernambuco na fase nacional, concorrendo com outras cinco unidades públicas do país ao prêmio Referência Brasil. “Ela tem apresentado excelentes resultados em todas as avaliações. Justamente por ter esse diferencial de acompanhar a aprendizagem de cada aluno. Eles identificam todas as dificuldades deles”, afirmou Cecília Patriota, gestora regional do Sertão do Alto Pajeú.
“Ela conseguiu colocar junto o tripé que faz uma boa escola: a gestão [o gestor e toda a sua equipe], os professores e o engajamento da família”, disse o secretário de educação de Pernambuco, Anderson Gomes.
Por causa de um problema com o transporte, os alunos e o gestor Ivan José Nunes Francisco não puderam comparecer à premiação no Recife. Mas a escola deverá estar representada em São Paulo em 5 de novembro, quando receberá o certificado e um prêmio R$ 10 mil por ser um dos seis destaques nacionais. E ainda poderá ser escolhida a “Escola Referência Brasil”, o que lhe dará direito a um prêmio de R$ 30 mil.
O diretor da escola estadual Tomé Francisco da Silva também participará de uma viagem para intercâmbio de experiências em escolas públicas dos Estados Unidos. Em 2009, a escola também foi finalista do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar. No ano passado, foi destaque do 7º Fórum de Educação, promovido pelo canal de TV por assinatura, Globo News.
Criado em 1998 para melhorar a gestão e a qualidade do ensino, o Prêmio Gestão Escolar (PGE) destaca-se como um dos instrumentos de mobilização e de autoavaliação das escolas públicas brasileiras. O objetivo é incentivar as escolas a incorporar uma cultura de autoavaliação no seu processo de gestão.

O Prêmio de Gestão Escolar 2012 é uma iniciativa do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e da Fundação Roberto Marinho (FRM).

Em PE, Justiça obriga Funai retirar posseiros da terra indígena Atikum

A Justiça Federal determinou que a Fundação Nacional do Índio (Funai) adote as medidas necessárias à completa retirada de posseiros que vivem na terra indígena Atikum, situada em Carnaubeira da Penha, no Sertão pernambucano, a 425 quilômetros do Recife. A ação foi movida pelo Ministério Público Federal (MPF), que divulgou a sentença nesta terça-feira (25). Foi estabelecido o prazo de um ano para que a Funai providencie a total desocupação da terra, sob pena de multa a ser fixada. O órgão ainda pode recorrer da decisão.

O caso está sob responsabilidade da procuradora da República Sílvia Pontes Lopes, tramitando na 20ª Vara Federal em Pernambuco. De acordo com a sentença, a procuradora entendeu que, embora o processo de desocupação seja complexo, a demora do governo em efetivamente resolver a questão tem gerado prejuízo à comunidade indígena, que tem direito a uma área totalmente livre de não-índios.

A terra indígena Atikum foi demarcada e homologada, em 1996, por meio de decreto que delimitou a área em 16.290 hectares. Levantamento feito pela Funai identificou a presença de não-índios, que precisariam ser reassentados em outro local, por meio de projeto de reforma agrária.
Mais de 15 anos depois, o MPF constatou que não houve a regularização fundiária da área indígena. Conforme consta na ação, mesmo com a demarcação física da terra Atikum, "é de ressaltar que esse povo indígena ainda não pode usufruir plenamente de seu território, posto que a ocupação dessa terra por não-índios interfere na sua cultura, tradições e modo de vida".

Adagro apreende 21 toneladas de carne de boi clandestina no Recife

A Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro-PE) apreendeu, nesta terça-feira (25), 21 toneladas de carne de boi clandestina em um frigorífico de grande porte situado na Imbiribeira, Zona Sul do Recife. Essa foi a maior apreensão realizada pela Adagro desde 2003, quando o órgão começou a atuar no estado. Ninguém foi preso.
Fiscais encontraram carne sem registro e estragada (Foto: Divulgação/ Adagro)Fiscais encontraram carne sem registro e estragada em frigorífico no Recife (Foto: Divulgação/ Adagro)
A operação começou na sexta-feira (21), quando a Adagro recebeu a denúncia de que moradores próximos do frigorífico estavam sentido um mau cheiro vindo do estabelecimento. A Adagro e a Vigilância Sanitária foram ao local e encontram diversas irregularidades.

O entreposto não tinha registro junto à Adagro, ao Ministério da Agricultura nem à Vigilância Sanitária. O local recebia, abatia e fazia alguns cortes de carne de maneira irregular. Depois, embalava e revendia o produto.

O frigorífico passou o final de semana interditado e fiscais foram na segunda-feira (24) recolher parte do material clandestino, oito toneladas. Nesta terça, voltaram e apreenderam mais 13 toneladas. "Encontramos carne sem registro e cerca de 40% dela estava estragada, com cheiro ruim, uma cor esverdeada", disse o chefe da Unidade Estadual de Inspeção Animal da Adagro, Ednaldo Siqueira.
O produto foi levado à Central de Tratamento de Resíduos (CTR – Candeias), um aterro privado que fica em Muribeca, em Jaboatão dos Guararapes. Os fiscais ainda devem retornar na quarta (26) para abrir outra câmara frigorífica.

De acordo com Ednaldo Siqueira, o frigorífico funcionava há quase três anos. "Ainda não conversamos com o dono do estabelecimento. Ele vai ser chamado para prestar esclarecimento e pode ser autuado por funcionar sem cadastro e vender produto clandestino. Acredito que, pelo tamanho, o frigorífico devia vender carne para grandes supermercados e restaurantes da Região Metropolitana do Recife ", explicou.

Conferência estadual debate desigualdades regionais no Recife

Com a intenção de promover o debate sobre as desigualdades regionais e tentar diminuí-las, começa, nesta quarta-feira (26), a 1ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Regional de Pernambuco (1ª CEDR). O evento terá a abertura no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), no bairro de Santo Amaro, no Recife, às 10h. O restante da programação, que segue até a sexta-feira (28), acontece no Hotel Jangadeiro, no bairro de Boa Viagem.

Participam da primeira atividade da conferência o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, além de representantes da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), Fiepe, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), governo de Pernambuco e Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (Condepe/Fidem). Através de discussões e debates, o estado deve definir princípios e diretrizes para criar as Políticas Nacional e Estadual de Desenvolvimento Regional.

Pernambuco vai discutir mecanismos democráticos de participação social e de modelos de gestão, visando a redução das desigualdades e o desenvolvimento sustentável. Além de palestras e oficinas, as discussões também ocorrerão por eixos temáticos, que são: governança; participação social e diálogo federativo; financiamento do desenvolvimento regional; desigualdades regionais e critérios de elegibilidade e vetores de desenvolvimento regional sustentável.

A previsão é de que 500 pessoas participem da conferência, entre representantes do poder público estadual e municipal, da sociedade civil organizada, setor empresarial e de instituições de ensino superior. A etapa estadual será preparatória para as conferências macrorregional e nacional. Pernambuco elegerá 14 delegados que representarão o estado nas duas etapas, sendo a macrorregional em outubro e a nacional no mês de dezembro, em Brasília.

Sindicato e Procon tiram dúvidas sobre taxas das escolas particulares

Ainda faltam pouco mais de três meses para o fim do ano e muitos pais de alunos de escolas particulares estão fazendo as contas e ajustando o orçamento da família para garantir que o filho permaneça com uma vaga no colégio para o ano que vem. Algumas escolas do estado já estão antecipando a matrícula de 2013 e outras fazendo reservas. Em entrevista ao Bom Dia Pernambuco desta quarta-feira (26) (veja no vídeo ao lado) , o diretor-executivo do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de Pernambuco (Sinepe), Arnaldo Mendonça, e a diretora do Procon-Recife, Cleide Torres, tiraram dúvidas sobre as cobranças das escolas.

De acordo com Mendonça, as escolas precisam divulgar, em até 45 dias antes do processo final da matrícula, suas mensalidades. “A partir daí, a escola pode cobrar taxa de reserva de matrícula, desde que ela esteja incluída nessa anuidade”, contou. Cleide Torres informou que a cobrança antecipada deve ser descontada na hora da efetivação da matrícula – se houver desistência, os pais devem ser restituídos, mas com pagamento de uma taxa administrativa.

Em relação às taxas cobradas pela escola, como de alimentação ou de material utilizados em sala de aula, elas podem variar de acordo com a escola. “Quando a família opta por uma escola, deve saber o projeto pedagógico, a cobranças e taxas dos cursos. Nada proíbe um lanche coletivo, por exemplo, mas a família pode levar seu lanche”, informou Arnaldo Mendonça “Todas as cobranças têm que estar no contrato. O responsável deve saber todas as despesas antes de fazer a matrícula. A planilha de reajuste tem que estar disponível, de preferência num quadro”, completou Cleide Torres.

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Banqueiros e grevistas vão tentar entrar em acordo nesta terça-feira

SÃO PAULO - Representantes da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) voltam a se reunir nesta terça-feira para tentar um acordo para encerrar a greve da categoria, que entrou ontem em seu sétimo dia com o fechamento de 9.386 agências e centros administrativos no país.
A reunião acontecerá em um hotel na região da Avenida Paulista, em São Paulo. Os bancários pedem reajuste de 10,25%, sendo 5% de aumento real (acima da inflação). Também querem piso de R$ 2.416,38 e maior participação nos lucros e resultados. A primeira oferta apresentada pelos bancos foi de reajuste de 6%, o equivalente a um ganho real de 0,58%.
Para o presidente da Contraf-CUT, Carlos Cordeiro, a reabertura da negociação teria sido resultado da "força da greve".
- Esperamos que os bancos apresentem uma proposta que contemple as expectativas dos bancários - disse ele.

Financiamento do Minha Casa, Minha Vida terá juro menor

SÃO PAULO - O governo deve anunciar nos próximos dias mais uma redução de juros para o programa Minha Casa, Minha Vida. O Ministério das Cidades vai propor, na reunião do Conselho Curador do FGTS, depois de amanhã, o corte de 8,16% para 7,16% ao ano nos juros para a faixa 3 do programa - que atende pessoas com renda de R$ 3.100,01 a R$ 5.000. A informação foi dada ontem pelo presidente da Caixa Econômica Federal (CEF), Jorge Hereda, e confirmada pelo ministério:
- O governo está propondo ajuste tanto na tabela de juros, quanto no limite de subsídio e nos limites por estado. Essa tabela está sendo discutida no Ministério das Cidades com o Conselho Curador do FGTS.
Segundo ele, em outubro o Minha Casa, Minha Vida deve chegar a dois milhões de habitações contratadas, sendo que mais de um milhão entregues. Há ainda outras 680 mil casas em fase de construção. Desse total, entre 95% e 99% são administrados pela Caixa:
- Temos conseguido manter um crescimento no crédito do Minha Casa, Minha Vida.
Crédito deve crescer 42%
O banco informou que pretende fechar o ano com R$ 100 bilhões em operações para o crédito imobiliário, contra concessões de R$ 80 bilhões no ano passado. A meta da Caixa é que a carteira de crédito do banco cresça 42%, neste ano, e 40%, em 2013 - bem acima da média das instituições privadas, em torno de 15%. Esse crescimento será possível em parte graças ao aporte de R$ 13 bilhões feito pelo Tesouro na semana passada. Hereda disse que o banco também busca fontes de financiamento para suas operações no exterior.
Parte do atendimento ao novo público será feito por meio da expansão física do banco, que pretende abrir mais duas mil agências até o fim de 2014 e contratar mais 12 mil funcionários até o ano que vem.
A Caixa lançou ontem a linha de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa) para projetos do setor público e privado no país. O banco oferecerá R$ 6 bilhões para esses empréstimos, que terão prazo de até 20 anos para serem amortizados, com até cinco anos de carência.

Megaoperação no Rio de Janeiro combate irregularidades no Detran

Agentes da Corregedoria do Detran, do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público e da Polícia Civil realizam, na manhã desta terça-feira (25), a operação Asfalto Sujo, que visa capturar integrantes de uma quadrilha que atua em, pelo menos, quatro postos de vistoria do Detran. Até as 9h10, 35 pessoas haviam sido presas, de acordo com o Ministério Público.
Segundo a Polícia Civil, foram expedidos 41 mandados de prisão contra funcionários, ex-funcionários, despachantes e zangões, que, segundo denúncia, recebiam propina para realizar vistorias de licenciamento anual, transferências de propriedade de veículos e emissão de documento de maneira irregular. Além disso, a ação visa cumprir 67 mandados de busca e apreensão nos postos.
Entre os denuciados estão o chefe do Posto de Campos dos Goytacazes e o subchefe do Posto de Itaboraí . Além dos 41 denunciados pelo crime de formação de quadrilha e corrupção, outras dez pessoas vão responder por crimes isolados. Ao todo, o Ministério Público decidiu afastar 47 funcionários do Detran e despachantes públicos registrados.
Os agentes procuram os suspeitos desde as 6h no Rio de Janeiro, em Itaboraí, São Gonçalo, Niterói e Tanguá, na Região Metropolitana, em Rio Bonito e Cachoeiras de Macacu, na Região das Baixadas Litorâneas, em Magé e Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, em Campos e São Fidélis, no Norte Fluminense, e Bom Jesus do Itabapoana, no Noroeste Fluminense.
As investigações começaram há cerca de seis meses, após denúncia de que a quadrilha agia desde julho de 2009 e tinha lucro mensal em torno de R$ 200 mil, com fraudes como a "vistoria fantasma", em que documentos referentes a vistorias de veículos eram emitidos sem que eles fossem levados ao posto do Detran. Além disso, os criminosos realizavam vários outros crimes.
A quebra de sigilo telefônico dos investigados foi quebrado, conforme autorização da Justiça, e foram monitoradas 60 dias de ligações. Com essa prática, foi constatado que os envolvidos no esquema recebiam propina que variava entre R$ 50 e R$ 1,2 mil para fazer vista grossa em vistorias.

Rede de calçados abre mais de 500 vagas temporárias no Recife

A rede varejista de calçados Di Santinni abriu 512 vagas temporárias para o final do ano em lojas do grupo no Recife. As vagas são para caixa, operador de loja, auxiliar de operações e auxiliar de vitrine. A seleção será feita por meio da análise de currículos dos candidatos pelo Departamento de Recursos Humanos e entrevistas pessoais com os gerentes das lojas.

Não há restrição nem preferência de idade e sexo para assumir os cargos. Os interessados devem enviar o currículo para o e-mail rhrecife@di-santinni.com.br ou entregá-lo em uma das lojas da rede em Recife. Os candidatos selecionados receberão salário fixo de R$ 798 para caixa e R$ 726 para operador de loja, auxiliar de operações e auxiliar de vitrine, mais auxílio alimentação. Os cargos de operadores de lojas contam ainda com possibilidades de premiações por desempenho além do salário fixo.

Segundo a coordenação nacional de Recursos Humanos da Di Santinni, nos últimos anos, cerca de 50% dos profissionais temporários foram efetivados após o final de ano. O grupo Di Santinni é composto por cinco marcas que focam na venda de artigos esportivos, calçados e acessórios femininos, loja online e venda por catálogo. Atualmente, Recife tem nove lojas da rede.

Capitão da PM na PB reage a tentativa de assalto na BR-101 e fica ferido

Um capitão da Polícia Militar de 36 anos foi vítima de uma tentativa de assalto na noite da terça-feira (24) na BR-101 entre os estados da Paraíba e Pernambuco. De acordo com as informações do soldado Gleibson Irineu, da 1ª Companhia de Polícia Militar em Alhandra, no Litoral Sul da Paraíba, o capitão reagiu e foi atingido por quatro tiros na região do tórax.
O soldado disse que por volta das 23h, nas proximidades do município de Goiana(PE), o capitão do 6º Batalhão de Polícia Militar em Cajazeiras, no Sertão da Paraíba, estava em um carro na BR-101 no sentido de Pernambuco para Paraíba quando os quatro pneus do veículo estouraram. “Na rodovia tinha pedaços de madeira, pedras e objetos cortantes na pista” explicou o soldado. Quando o capitão desceu do carro para averiguar o que havia acontecido foi abordado por homens que atiraram na direção dele. O capitão reagiu e atingiu um dos criminosos.
saiba mais
Um homem que passava pelo local prestou socorro para o capitão que foi atendido em um hospital de Caaporã, no Litoral Sul da Paraíba. Por conta da gravidade dos ferimentos o capitão foi transferido para o Hospital de Emergência e Trauma em João Pessoa. De acordo com o soldado Gleibson, pelo menos três homens participaram da tentativa contra o capitão. Ele disse ainda que os hospitais da região estão em alerta, pois um dos criminosos foi baleado e pode ir em busca de atendimento em uma das unidades próximas.
De acordo com o boletim divulgado pelo Hospital de Emergência e Trauma na manhã desta terça-feira (25), o estado de saúde do capitão é considerado regular. As polícias da Paraíba e Pernambuco estão investigando o caso.

Padarias entram na campanha de incentivo à doação de órgãos em PE

Apesar de 2,9 mil pessoas ainda esperarem na fila por um transplante em Pernambuco, muitas famílias ainda resistem e impedem a doação de órgãos de seus parentes após a morte. A partir desta terça-feira (25), fazendo parte das atividades da Semana Nacional de Doação de Órgãos, a campanha "Diga sim para a vida continuar” ganha novas aliadas: as padarias do Recife, de Olinda e Jaboatão dos Guararapes.

Durante a mobilização deste ano, os estabelecimentos irão entregar a seus clientes os pães em embalagens diferentes, com dicas sobre a doação de órgãos. As informações contidas nos sacos explicam a importância da doação de órgãos, trazem dados sobre a fila de espera e orientam sobre os procedimentos para realizar a doação. “A gente quer estimular a conversa sobre assunto, que a pessoa se informe, para que elas decidam, baseadas em informações verdadeiras, que elas querem ser doadoras. Isso é muito importante, pois facilita o processo na hora da entrevista familiar, que é um momento muito difícil, de maior perda”, contou Noemy Gomes, coordenadora da Central de Transplantes de Pernambuco.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), de cada dez familiares abordados, quatro ainda se negam a doar os órgãos de pacientes com quadro de morte cerebral. A semana nacional tenta reverter essa situação, para beneficiar pessoas como José Paulo Moura. Ele sofria de problemas no coração e, após o transplante, está retomando a vida. “Tenho uma vida nova, 100%. Foi muito difícil, tive três paradas e passei um ano usando marca-passo. Mas hoje, graças a Deus, estou bem, só me recuperando dos ferimentos”, contou.

Para demonstrar o interesse em ser o doador, as pessoas precisam deixar clara a sua posição para sua família. No caso de morte encefálica do paciente, os parentes devem procurar o médico responsável para expressar o desejo de doação. A partir da assinatura do termo de autorização, a central encaminha o órgão para um receptor compatível, obedecendo a ordem da lista única do estado.

De acordo com Noemy Gomes, a falta de informações sobre o tranplante ainda é o grande empecilho para que o número de doadores aumente. “Grande parte da negativa é falta de conhecimento do processo, com medo que corpo seja mutilado. Mas não há mutilação, o corpo não fica deformado depois do transplante”, comentou a coordenadora.

A maior lista de espera em Pernambuco é por um rim: 1.725 pessoas. Em segundo lugar, estão os que precisam de transplante de córnea, 1.024; em seguida, vem fígado, com 126 pessoas, e, por último, coração, rim e pâncreas, cada um com quatro pacientes. Até agosto deste ano, 1.097 transplantes foram realizados no estado, um aumento de 62% em relação ao ano passado.

Programação

Ainda dentro da programação, nesta terça ocorre o III Encontro Estudantil de Incentivo à Doação de Órgãos. O evento acontece às 18h, no auditório do Hospital da Restauração (HR), no Derby. Na quarta-feira (26), a partir das 9h, ações educativas acontecem na Estação Central do Metrô do Recife e no Complexo Industrial de Suape, em Ipojuca. Na quinta-feira (27), a mobilização será no Mercado de São José, com panfletagem.

Aumento no número de casos de coqueluche em PE preocupa médicos

Até os anos 1990, a coqueluche era uma doença controlada no Brasil. Entretanto, o surgimento de novos casos tem preocupado autoridades da área de saúde em todo o país; só este ano, foram registrados 1.759 casos, com 39 mortes. Em Pernambuco, até a segunda-feira (24), foram 140 casos de Coqueluche confirmados, com uma morte registrada, de acordo com dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan). Em 2011, foram 80 casos confirmados, com duas mortes; em 2010, foram 30 casos e nenhuma morte.

Por conta do avanço, nesta terça (25), é celebrado o Dia Latino-Americano Contra a Coqueluche. De acordo a médica Analíria Pimentel, professora e pesquisadora na Universidade de Pernambuco (UPE), a data foi estabelecida como uma forma de frear o avanço da doença: países como Colômbia, Argentina e Costa Rica e estados como Bahia e Alagoas registraram surtos recentemente. A doença, que também é chamada de tosse comprida, tosse com guincho ou espasmódica, afeta o sistema respiratório e, se não for tratada, pode levar à morte.

Uma pesquisa realizada no Recife aponta que a preocupação entre os adultos deve aumentar; antes, o principal foco de campanhas era nas crianças, que chegam à morte mais facilmente. “O problema é que cada adulto, para cada caso de coqueluche, gera 17 casos. Nós, adultos, somos a fonte de transmissão para bebês”, contou Analíria Pimentel. A doença é transmitida principalmente através de gotículas de saliva, na hora da tosse ou do espirro.

Muitas vezes a coqueluche se espalha porque as pessoas confundem o principal sintoma – a tosse seca – com uma alergia ou uma asma. “Qualquer tosse seca e irritativa por mais de 14 dias, os médicos têm que pensar na coqueluche”, destacou Analíria. Para evitar que a doença se espalhe, além da percepção dos adultos que podem estar infectados, os bebês devem ser vacinados nos primeiros meses de vida.

O tratamento contra a coqueluche é feito com macrolídeos, que são antibióticos específicos; a princípio, o remédio evita a transmissão. “É um novo tempo que a gente precisa ficar em alerta. A gente tem que fazer um diagnóstico precoce, porque assim que a gente vai evitar que nossos bebês, as nossas grávidas tenham a coqueluche”, concluiu a doutora Analíria Pimentel.

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Classes D e E são responsáveis por quase 70% do consumo no Nordeste

Uma pesquisa feita pela Nielsen, que presta consultoria para indústrias que atuam no Nordeste, apontou que as classes D e E são responsáveis por quase 70% do consumo na região. O levantamento também mostra que esses nordestinos estão adquirindo imóveis e comprando mais eletrodomésticos.

A pesquisa mostra ainda que o crescimento do consumo na região, 0,6%, foi o dobro do registrado no resto do Brasil, de 0,3%. As responsáveis por esse resultado são, principalmente, as famílias das classes D e E, que ganham até R$ 680 por mês. "Todo crescimento que a gente vê nos últimos cinco anos é fruto de programas de assistencialistas e de investimento de empresas na região", analisa a coordenadora de atendimento da Nielsen para o Nordeste, Thais Castro.
A empregada doméstica Márcia de Souza conseguiu comprar a casa própria e consegue, aos poucos, reformá-la. "Nunca imaginei que eu chegaria até aqui. Quando eu morava de aluguel, me perguntava para onde a gente ia. Eu e meu marido temos carteira assinada, é mais trabalho que a gente vai ganhando, mais dinheiro para a gente construir os nossos sonhos", conta Márcia.
O aumento da renda das famílias transformou também os carrinhos de compras dos supermercados. Os clientes querem levar para casa produtos mais sofisticados. Para conquistar essa clientela, as indústrias adotaram estratégias, principalmente no formato das embalagens - promocionais, com maior quantidade e feitas de material que baixam os custos do produtos se multiplicam nas prateleiras dos supermercados.
A pesquisa mostrou ainda que o setor de higiene e beleza foi o que mais cresceu na região, por causa de produtos diferenciados. As redes de supermercado perceberam que, organizando as prateleiras de maneira diferente e oferecendo compras parceladas, as vendas aumentaram. "Os parcelamentos agora chegam até a 18 vezes", conta o gerente Ionaldo Galvão.

Lobão convoca reunião de Comitê por conta de falha no sistema elétrico

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, que está em Nova York (Estados Unidos), onde participa de reunião do Grupo de Alto Nível sobre Energia Sustentável Para Todos, iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), convocou para esta segunda-feira (24), uma reunião extraordinária do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), prevista para as 15h.
O objetivo é ter mais informações e analisar o que poderia ter motivado a falha que interrompeu, por volta das 16h deste sábado (22), o fornecimento de energia em vários municípios da Região Nordeste. O G1 apurou que o problema atingiu ao menos seis estados: Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco e Sergipe.
Participam da reunião do CMSE, entre outros, o Operador Nacional do Sistema (ONS), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), além de técnicos do Ministério de Minas e Energia. A expectativa é de que a ONS faça um relato do que aconteceu. Uma vez que Lobão está em Nova York, o encontro será coordenado pelo secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, e ministro interino, Márcio Zimmerman.
O CMSE foi criado em 2004 com a função de acompanhar e avaliar permanentemente a continuidade e a segurança do suprimento eletroenergético em todo o território nacional. Entre outras atribuições, compete ao CMSE acompanhar o desenvolvimento das atividades de geração, transmissão, distribuição, comercialização, importação e exportação de energia elétrica, gás natural e petróleo e seus derivados.
Causa do problema
A causa da falta de energia, segundo informou o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) neste sábado (22), órgão responsável por administrar o Sistema Interligado Nacional (composto pelas empresas fornecedoras de energia elétrica nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e parte da região Norte), foi um problema nas interligações Sudeste - Norte e Sudeste - Nordeste, atingindo o fornecimento de energia elétrica em parte da região Nordeste do país.
saiba mais
Ainda de acordo com o ONS, as causas do problema ainda não foram identificadas e devem ser apuradas na próxima semana. Segundo as concessionárias de energia, a falha ocorreu em Imperatriz, no Maranhão.
BahiaNa Bahia, a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) informou que a interrupção ocorreu entre as 15h50 e as 16h10 e atingiu 1,8 milhão de consumidores em 289 municípios do estado.

Pernambuco
Cerca de 1,4 milhão de residências em Pernambuco ficaram sem luz entre as 15h50 e as 16h12, de acordo com a Companhia de Energia Elétrica de Pernambuco (Celpe). Parte da Região Metropolitana do Recife foi afetada, segundo a companhia.

Parte da Região Metropolitana do Recife foi afetada, segundo a companhia, que não soube precisar o número exato de municípios atingidos - dizendo apenas que 45% dos clientes do estado tiveram o fornecimento interrompido.
Paraíba
Na Paraíba, de acordo com a assessoria de imprensa da Energisa, empresa concessionária de energia elétrica no estado, a queda afetou apenas alguns municípios do leste e do centro do estado, incluindo a capital, mas durou apenas seis minutos. A Paraíba deixou de receber, neste tempo, a carga necessária para alimentar o estado.
Maranhão
A Companhia Energética do Maranhão (Cemar) informou que a interrupção no fornecimento de energia ocorreu no sul do Maranhão, das15h49 às 16h37 da tarde deste sábado (22). Ao todo, 329.581 unidades conusmidoras foram afetadas. Cerca de um 1 milhão 650 mil pessoas ficaram sem energia. A energia foi reestabelecida às 16h37.
Ceará
No Ceará cerca de 200 mil clientes da Companhia de Energia Elétrica do Ceará (Coelce) ficaram sem energia entre 15h50 e 16h20, de acordo com a companhia. O número equivale a 40% do total de clientes da Coelce. Ainda de acordo com a Coelce, a falta de energia afetou principalmente cidades das regiões Sul e Norte do estado. Em Fortaleza, os bairros Messejana, Parangaba e Bom Jardim foram afetados.
Sergipe
Em Sergipe, os consumidores ficaram sem luz das 15h50 às 15h52. A Energisa não soube informar quantos municípios foram afetados pela queda de energia.

Comarca de Sertânia, PE, faz mutirão para julgar processos

Crimes de menor potencial ofensivo serão julgados em um mutirão realizado nesta segunda-feira (24), na Vara da Comarca de Sertânia, no Sertão pernambucano. As ações foram geradas a partir de 150 Termos Circunstanciados de Ocorrências (TCO´s). A iniciativa acontece por conta da grande demanda de processos criminais acumulados na cidade.

O mutirão será realizado partir das 9h, no Fórum Desembargador Ulisses Lins de Albuquerque, localizado na Rua Padre Atanazio, no centro de Sertânia. As ações serão julgadas por três turmas de conciliadores, sob a coordenação da juíza Ana Marques. Os crimes envolvem lesões corporais leves, violações de domicílio, posse de entorpecente para uso próprio, perturbação da tranquilidade e direção perigosa.

De acordo com o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), as penas variam do pagamento de multa e prestação de serviços à comunidade à pena de detenção de dois anos. O mutirão é realizado por meio de parceria com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e com a Defensoria Pública de Estado de Pernambuco.

Nova Comarca
O TJPE inaugurou, também na comarca de Sertânia, a sua 2ª Vara. A nova unidade tem como objetivo suprir a grande demanda de processos no município – que chega a 1,8 mil. A 2ª Vara de Sertânia funciona no segundo pavimento do Fórum da cidade, numa área de 70 m².

Mais de 19 mil urnas começam a ser preparadas para as eleições em PE

Para deixar tudo pronto para o próximo dia 7 de outubro, quando acontecem as eleições 2012, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) começa, nesta segunda-feira (24), a preparação das mais de 19 mil urnas eletrônicas que vão receber os votos dos eleitores para prefeito e vereador no estado. A abertura dos trabalhos, que consistem na inserção das informações nas urnas, acontece nos polos eleitorais de Jaboatão dos Guararapes, Igarassu, Caruaru e Garanhuns.

Nessa etapa, as urnas são alimentadas com os dados dos eleitores e candidatos relativos a cada seção eleitoral de cada município, sendo em seguida lacradas e embaladas. “É uma cerimônia pública, presidida por um juiz eleitoral, onde são convocados o Ministério Público, a Ordem dos Advogados, representantes de partidos e coligações. O trabalho da preparação acontece através de cartões de memória. – nós fazemos a instalação dos sistemas eleitorais oficiais das eleições e a transferência dos arquivos de eleitores e candidatos para a urna eletrônica”, explicou Mlexener Romeiro, chefe de implantação de sistemas do TRE.

Depois da implantação dos sistemas, as urnas passam por mais uma bateria de testes e, se não apresentarem nenhuma falha, são lacradas e ficam sob guarda da Justiça Eleitoral. Até o dia 2 de outubro, o trabalho deve ser ampliado para todas as regiões do estado, em mais outros 14 polos eleitorais. Os 3.020 locais de votação de Pernambuco começam a receber as máquinas no dia 5 de outubro.

O início das atividades começa às 8h, no polo de Jaboatão, que abriga a 15º Zona Eleitoral – além das do município, estão inclusas urnas que vão para o Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca. A partir desta segunda, as urnas de reserva, que podem substituir máquinas que apresentarem defeitos, também começam a ser preparadas.

domingo, 23 de setembro de 2012

Governo estuda flexibilizar leis trabalhistas

Como parte da agenda para aumentar a competitividade da economia, a presidente Dilma Rousseff ensaia entrar num terreno pantanoso para um governo do PT: a flexibilização das normas trabalhistas. A Casa Civil analisa proposta de projeto de lei pelo qual trabalhadores e empresas poderão firmar acordos com normas diferentes das atuais, baseadas na Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), em vigor há 69 anos.
Na prática, o projeto permite que os salários e a jornada de trabalho sejam reduzidos de forma temporária em caso de dificuldades econômicas. Ele abre caminho também para a utilização mais ampla do banco de horas, pelo qual os trabalhadores cumprem horas extras sem receber adicional, e compensam o tempo trabalhado a mais com folgas. Os acordos entre empregados e empresas seriam firmados por meio do Comitê Sindical de Empresa (CSE), segundo prevê o projeto de lei. As normas à margem da CLT comporiam um acordo coletivo de trabalho. Empresas que concordarem em reconhecer no CSE seu interlocutor e os sindicatos que aceitarem transferir ao comitê o poder sindical terão de obter uma certificação do governo.O papel dos sindicatos, nesse sistema, seria o de atuar nas empresas que optarem por continuar sob o "modelo CLT". Eles também selariam com as entidades patronais as convenções coletivas - por meio das quais empregados e patrões definem, anualmente, aumentos salariais. Todos os membros do CSE terão de ser sindicalizados.A proposta em análise foi elaborada pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, baseada no modelo alemão e foi entregue ao ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho. Recentemente, a Casa Civil, que auxilia Dilma na elaboração de normas legais, pediu para analisar o projeto. Mas ainda não está certo se o governo adotará o projeto como seu e o enviará ao Congresso. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Dilma veta redução de taxas para alimentos da cesta básica e cria grupo de estudos

Entre os vetos da presidenta Dilma Rousseff à lei que amplia o Plano Brasil Maior, publicada nesta terça-feira (18) no Diário Oficial da União, está o que reduziria a zero algumas taxas para produtos da cesta básica. Em vez disso, o governo criou um grupo de trabalho que deve apresentar uma proposta de composição dessa cesta e dos respectivos cortes de tributos.
Em entrevista coletiva, um membro do Ministério da Fazenda disse que o corte de taxas na cesta básica deve acontecer no futuro. "Há o compromisso de haver a desoneração [corte de tributos] dos produtos da cesta básica. A desoneração vai ocorrer", disse o secretário-executivo adjunto do Ministério da Fazenda, Dyogo Oliveira.
Convertida para a Lei 12.715, a Medida Provisória (MP) 563, do Plano Brasil Maior, propunha cortar tributos --do pagamento de Programa de Integração Social (PIS), Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI)-- dos alimentos que compõem a cesta básica, entre diversos outros produtos.
Fiesp critica veto
O veto recebeu críticas da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). De acordo com a entidade, os benefícios dessa desoneração atenderiam, em especial, um grupo de famílias que utilizam mais de 30% da sua renda para a compra de alimentos.
Pelos estudos da Fiesp, essas pessoas representam 70% das famílias brasileiras.
“A desoneração seria o primeiro passo para corrigir uma grande distorção que contraria as próprias políticas sociais do governo federal: as famílias menos abastadas pagam proporcionalmente três vezes mais tributos do que aquelas com maior renda”, diz em nota a entidade.
O presidente da Fiesp, Paulo Skaf, declarou que o governo está no rumo certo quando faz desonerações na folha de pagamento de vários setores e veta as modificações no conceito de receita bruta que reduziriam o efeito dessas desonerações.
“Mas erra ao não aliviar os alimentos da cesta básica”, ponderou.
“O governo deixa de dar o exemplo aos Estados, ao não desonerar os tributos que dependem exclusivamente do ato do Executivo Federal”, completou Skaf.

No Recife, pacientes com paralisia cerebral são abandonados pela família

No Hospital Otávio de Freitas, que fica no bairro de Tejipió, Zona Sul do Recife, oito pacientes vivem uma situação de abandono por parte de suas famílias, recebendo apenas o carinho dos profissionais que trabalham na unidade de saúde. Eles têm paralisia cerebral, doença que compromete o cérebro e acontece ainda na gravidez, ou durante o parto. Dos oito, três nunca receberam visitas de parentes nos 26 anos de internação. Apenas um recebe a mãe toda semana. Outros dois são visitados em feriados como o Natal e no aniversário.

Somente na emergência, o Otávio de Freitas atende cerca de 8 mil pessoas por mês. No ambulatório, 400 pacientes são atendidos diariamente. Entre chegadas e partidas, os oito pacientes com paralisia cerebral estão lá há tanto tempo, que já não se diz mais que estão internados: moram em um pavilhão reservado para eles.

Por conta da doença, eles são como bebês: não falam, não sabem o nome e ignoram noções básicas de higiene e regras sociais. Mesmo assim, estabeleceram vínculo afetivo com os médicos e enfermeiras com quem convivem diariamente. Para o clínico Ronaldo Brito, esse atendimento atencioso é o que os mantêm vivos, já que pacientes com paralisia cerebral morrem cedo. “Não é comum que o paciente com paralisia cerebral viva tanto. Os nossos pacientes ultrapassam os 50 anos de idade”, comentou Brito.

Para a equipe médica, o carinho e o cuidado já não podem ser chamados de trabalho. Os pacientes são como bebês, que elas aprenderam a amar com o tempo. “Não sei ficar sem eles, já são 26 anos aqui. Minhas filhas morrem de ciúmes deles”, comentou a técnica de enfermagem Rita de Cássia.
Todos eles tomam remédios controlados, e a equipe conta ainda com fisioterapeuta, psicóloga e psiquiatra. O diretor do Otávio de Freitas, Antônio Barreto, fala sobre os papéis que deveriam ser da família e do hospital: “Eles na verdade foram pacientes abandonados pelas famílias. O hospital assumiu essa condição de tratá-los e mantê-los até agora”.

No início, eram dez pacientes – dois faleceram – que chegaram quando ainda eram jovens. Eles eram atendidos na Legião Brasileira de Assistência, que foi fechada. A partir daí, foram levados para o Otávio de Freitas, que contava com 200 leitos para psiquiatria.

Depois de anos, reformas e despedidas, os pacientes que ainda estão no hospital acabam de se tornar cidadãos, com documentos que certificam sua existência e direitos. “Até então eles não tinham nenhuma identificação. Não tinham sequer a possibilidade de, quando falecerem, serem reconhecidos. Seriam como ignorados”, comentou a assistente social Georgina Marinho.

Com a primeira vitória, os assistentes sociais agora tentam, junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o pagamento de benefícios para os pacientes. Por hora, o hospital não recebe mais pessoas com paralisia cerebral. Os que moram no Otávio de Freitas devem ficar na unidade até falecerem, dependendo de ajuda em todos os sentidos e vivendo em um mundo à parte, mas rodeados por uma “família” atenciosa.

Em PE, aumenta para 416 o número de agências bancárias fechadas

O Sindicato dos Bancários de Pernambuco informou no início da noite desta quinta-feira (20) que subiu de 70 para 80% o percentual de bancos públicos e privados fechados neste terceiro dia de greve. Ao todo, são 416 agências paralisadas, sendo a maioria na Região Metropolitana do Recife, mais os prédios administrativos. O protesto nacional segue por tempo indeterminado.

Ao todo, são 280 agências de bancos públicos fechados (95%) e 136 de bancos privados (60%). Hoje, segundo a categoria, vários bancos privados ao longo da Avenida Caxangá, no Recife, aderiram à paralisação, além de agências em bairros da Zona Norte da capital. Também cruzaram os braços bancários de Arcoverde e Salgueiro, no Sertão; Gravatá, no Agreste; e Vitória de Santo Antão, na Mata Sul.
A categoria aprovou a paralisação em assembleia na última quarta-feira (12), como parte da campanha salarial deste ano. De acordo com a categoria, a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) não manifestou nenhuma retomada das negociações.
A categoria rejeitou a única proposta apresentada pelos bancos durante as negociações, que previa reajuste salarial de 6% contra os 10,25% reivindicado pelos trabalhadores. Em Pernambuco, há 12 mil bancários, sendo que 80% deles trabalham na Região Metropolitana do Recife.
Além do reajuste salarial, a categoria pede aumento do piso, participação nos lucros, Plano de Cargos e Carreiras, mais contratação, mais segurança nas agências, diminuição das tarifas bancárias e juros. Segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), o piso salarial dos bancários brasileiros é um dos mais baixos no continente.
Enquanto os bancos pagam piso de 1.090 dólares no Uruguai e de 1.200 dólares na Argentina, aqui no Brasil é de 681 dólares, ou seja, R$ 1,4 mil. Os bancários querem um piso de R$ 2.416,23. A categoria decidiu entrar em greve após um mês de negociação.
Orientações
Durante a paralisação, o Procon Pernambuco adverte que os consumidores devem saber que a greve não tira a obrigação de pagar faturas, boletos bancários ou qualquer outra cobrança. Para isso, a empresa credora deve oferecer outras formas e locais para que os pagamentos sejam efetuados.
Para não ser cobrado de eventuais encargos e, ainda, para que o nome não seja enviado aos serviços de proteção ao crédito, o Procon recomenda que o consumidor entre em contato com a empresa e peça essas opções de forma de pagamento, como por internet, sede da empresa, casas lotéricas, código de barras para pagamento nos caixas eletrônicos, dentre outros.
O consumidor deve documentar esse pedido (enviar e-mail ou anotar o número de protocolo de atendimento, por exemplo), para que, caso o fornecedor não atenda a tentativa de quitar o débito, possa reclamar em algum órgão de defesa do consumidor.
É importante que o consumidor não adquira, sem conhecer em detalhes, pacote de serviços oferecidos por bancos, voltados a facilitar a quitação dos débitos durante a greve.

Petrolina comemora 117 anos nesta sexta com desfile alegórico

Catedral de Petrolina (Foto: Katherine Coutinho / G1)Moradores de Petrolina, no Sertão pernambucano, comemoram nesta sexta-feira (21) o aniversário de 117 anos da cidade. Além de ser feriado municipal, com bancos, repartições publicas e comércio fechado, uma programação marca os festejos durante a manhã no centro da cidade.

A partir das 8h, haverá o hasteamento das bandeiras em frente ao Paço Municipal da cidade, com participação da Banda Filarmônica 21 de Setembro. Logo em seguida, às 8h30, terá início o desfile alegórico que percorrerá as avenidas Souza Filho e Guararapes. Participam 39 escolas públicas e particulares, 16 bandas marciais, clube de serviços, agremiações e entidades civis. O tema é o centenário de Luiz Gonzaga

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Douglas Sampaio é o novo candidato do PRTB para Prefeitura do Recife

Um dia após renunciar à candidatura a prefeito do Recife pelo Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), o pastor Esteves Jacinto anunciou, na tarde desta quinta-feira (20), o administrador Douglas Sampaio, 27 anos, como o novo candidato da legenda. Sampaio era o vice-prefeito da chapa de Esteves Jacinto. Quem assume agora o posto de vice é Lairson de Lucena, que nas eleições passadas concorreu a uma vaga ao senado pelo PRTB.

O pastor renunciou, na quarta (19), porque a Justiça manteve a determinação que o proibia de fazer campanha eleitoral nas ruas, rádios e televisões. A decisão, que já vigorava em caráter liminar, foi julgada na noite da terça (18) passada e teve a maioria de votos no pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE).

Jacinto Esteves assumiu agora a presidência municipal do partido. Segundo o comunicado do PRTB, o novo candidato pretende focar na campanha "um discurso de renovação política com juventude e seriedade". A lei eleitoral autoriza, nas eleições majoritárias, substituir um candidato que renuncie a qualquer tempo antes do pleito.
RenúnciaO pastor resolveu abrir mão da candidatura alegando que, com a decisão do TRE, não tinha condições de concorrer ao pleito. O candidato já estava com a campanha suspensa pelo TRE porque não tinha votado nas eleições de 2010, não justificou a falta e também não pagou a multa. Esteves Jacinto havia recorrido ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o pedido de impugnação da candidatura, que estava sub judice com previsão para ser julgado na segunda (24).
saiba mais
 
No dia 5 deste mês, o TRE-PE decidiu retirar do ar o guia eleitoral do candidato. A proposta foi feita pela coligação Frente Popular do Recife, alegando que a Lei das Eleições destina o horário gratuito de propaganda em rádio e televisão somente a candidatos, não podendo se estender tal qualidade ao candidato ora réu.
A decisão pela suspensão do registro do candidato foi tomada no dia 24 de julho, pelo juiz João Maurício Guedes Alcoforado, da 151ª Zona Eleitoral, no bairro de Água Fria, no Recife. Ele é acusado de não votar no segundo turno nas eleições de 2010 e de não ter prestado contas da campanha dele a deputado federal na mesma eleição.

O político recorreu ao TRE-PE, que no dia 22 de agosto decidiu, por unanimidade, impugnar a candidatura dele por causa dos débitos com a Justiça Eleitoral. A defesa do candidato entrou com recurso no TSE no dia seguinte.

Alagoanos são presos arrombando carros em supermercado do Recife

Dois homens foram presos em flagrante enquanto arrombavam carros no Recife na quarta-feira (19). De acordo com informações da polícia, os suspeitos, de 38 e 30 anos, agiam sempre da mesma forma: alugavam um veículo em Alagoas, onde moravam, e vinham a Pernambuco quase diariamente para fazer os arrombamentos nos estacionamentos dos supermercados da capital.

De acordo com o delegado Eronildes Alves, que realizou o flagrante, os dois levavam menos de dez segundos para levar os pertences de dentro dos carros e fugir. Os presos vinham sendo investigados desde o fim do mês passado, quando foram gravados por imagens de segurança de um supermercado localizado na Avenida Recife, em Areias.

Na quarta, os dois já tinham arrombado veículos em dois estabelecimentos em Boa Viagem, na Zona Sul, quando seguiam para o mesmo supermercado onde tinham sido gravados pelas câmeras. “Em um mês, ficamos investigando e sabíamos que eles iriam para lá, na Avenida Recife. Armamos uma campana e ficamos monitorando eles, que estavam escolhendo o carro”, contou o delegado Eronildes Alves, da Delegacia de Afogados.

De acordo com a polícia, os carros mais procurados nesse tipo de crime são aqueles sem alarme, sem película e com objetos de valor à mostra. Os dois serão encaminhados ao Centro de Triagem e Observação Professor Everaldo Luna (Cotel), em Abreu e Lima, ainda nesta quinta-feira (20).

No Recife, Comissão Estadual da Verdade ouve ex-major Ferreira

A Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Helder Câmara, que investiga as mortes, torturas e desaparecimentos de pessoas durante o período da ditadura militar, ouviu nesta quinta-feira (20) o depoimento do ex-major da Polícia Militar, José Ferreira dos Anjos. Ele atuou na 2ª seção da PM no período da repressão, e é considerado peça-chave para esclarecer os crimes ocorridos em Pernambuco durante essa época. A sessão, que foi aberta ao público, lotou o auditório do Banco Central, na Rua da Aurora, centro do Recife.

A pedido da Comissão da Verdade, a própria PM garantiu a segurança do ex-major, que foi recrutado, em 1969, pelo então comandante do 4° Exército, o General Ednardo D’Ávila Melo. O trabalho de Ferreira seria atuar na repressão aos que eram contra o Golpe Militar de 1964.

Durante seu depoimento, o ex-major disse que uma de suas primeiras missões foi exatamente localizar e prender 12 estudantes que haviam participado de um congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), em Ibiúna, São Paulo. Entre os jovens estavam o jornalista Ricardo Noblat, ainda vivo, e Cândido Pinto, que tendo se recusado a entrar no carro da polícia, recebeu vários tiros. Pinto acabou paraplégico, por conta de um tiro que teria sido disparado pelo ex-major Ferreira.

A fala de Ferreira foi acompanhada pela família da vítima. Durante o depoimento, a Comissão da Verdade pediu ainda detalhes sobre a morte do padre Antônio Henrique Pereira Neto, torturado e morto aos 29 anos, na Cidade Universitária.
"O padre Henrique estava fazendo um trabalho junto aos drogados, quando alguns elementos da Polícia Civil trouxeram ele até a Rural (carro) verde e branca. Estariam nesse carro o X9 e o Rocha. Eles então jogaram o padre dentro da Rural e sumiram com ele, que só apareceu morto, no dia seguinte", explicou o ex-major.

Apenas um dos nove integrantes da Comissão não esteve presente na sessão pública: o advogado Gilberto Marques, que não se sentiu à vontade para participar porque, em 1983, foi assistente na acusação do julgamento que condenou o então major José Ferreira dos Anjos. Na época, Ferreira recebeu a sentença de 32 anos de cadeia por ser o mandante do assassinato do procurador da República Pedro Jorge de Melo e Silva.

Quando foi assassinado, Pedro Jorge investigava um desvio milionário de dinheiro do Banco do Brasil na cidade de Floresta, município no Sertão pernambucano, caso que ficou conhecido como o Escândalo da Mandioca.

A Comissão Estadual da Memória e Verdade foi criada em junho deste ano. As investigações têm dois anos para ser concluídas, mas o prazo pode ser renovado por mais dois. Em Pernambuco, vão ser analisados dez desaparecimentos, 39 mortes e mais de cem casos de tortura. Outros 16 estados contam com esse tipo de comissão – todas foram criadas após o início dos trabalhos da Comissão Nacional da Verdade.

Condutor de treminhão confirma que taxista provocou acidente em PE

O motorista do treminhão envolvido no acidente que deixou seis mortos em Aliança, na Mata Norte pernambucana, prestou depoimento nesta quarta-feira (19), na delegacia da cidade. De acordo com informações do delegado Evelton Xavier, pelo depoimento do motorista, ficam mais fortes as evidências de que o taxista – supostamente sequestrado por cinco assaltantes – teria jogado o carro de propósito em cima do veículo carregado de cana.

O motorista contou ao delegado que estava em uma reta na BR-408, seguindo para a cidade de Vicência, quando o táxi pegou a contramão e acelerou em direção ao treminhão. Com isso, Evelton Xavier diz não acreditar na possibilidade de que um disparo de arma de fogo tenha feito o taxista perder o controle do carro. “O caminhão estava na sua faixa de rolamento e viu o táxi acelerando em sua direção. Não acredito que os assaltantes iriam atirar no taxista com o carro em movimento, afinal eles eram os passageiros do táxi”, contou.
saiba mais
O laudo do Instituto de Medicina Legal (IML) ainda não chegou às mãos do delegado. Mas o irmão da vítima, que teria acompanhado o exame, contou que o corpo apresentava marcas de tiro. Para o delegado, o que pode ter acontecido é os bandidos terem atirado ao perceber que o taxista ia em direção ao treminhão.
Os donos do estabelecimento assaltado pelo grupo em Nazaré da Mata foram também foram intimados para prestar depoimento. Eles teriam reconhecido dois homens como os assaltantes. “Inclusive, um deles reconheceu um celular roubado que estava dentro do táxi”, informou Evelton Xavier. Os próximos depoimentos devem ser dos amigos de profissão do taxista, que devem informar oficialmente que a vítima costumava dizer que jogaria um carro contra um muro caso fosse alvo de um sequestro.
O acidenteA colisão que culminou com a morte de seis pessoas na BR-408 aconteceu na noite de segunda-feira (17). Dos seis ocupantes do táxi, cinco são suspeitos de terem assaltado uma padaria na cidade de Nazaré da Mata, momentos antes da colisão. Eles queriam seguir para Timbaúba.

Dentro do veículo, após o acidente, a polícia encontrou duas armas de fogo, similares às que teriam sido utilizadas no assalto. De acordo com informações da polícia, ele dizia que se fosse morrer em um assalto, preferia matar também as pessoas que estavam cometendo crime. O motorista do treminhão fugiu do local do acidente. A colisão teria sido tão violenta que pedaços dos corpos dos ocupantes do táxi teriam se partido ao meio e sido jogados a metros de distância.

Jovem é atropelado em carreata de políticos em PE e tem braço decepado

No distrito de Camela, em Ipojuca, Região Metropolitana do Recife, um adolescente teve o braço decepado durante uma carreata de políticos do município, no domingo (16). Outras cinco pessoas ficaram feridas.
Um cinegrafista amador registrou imagens que mostram o momento do acidente (veja vídeo ao lado). Uma caminhonete, cheia de militantes, perdeu o freio na descida de uma ladeira. Algumas pessoas correram, mas outras foram atropeladas pelo veículo sem controle.
O adolescente de 15 anos teve o braço esquerdo amputado. Ele está internado no Hospital Dom Hélder Câmara, no Cabo de Santo Agostinho. As outras pessoas atropeladas tiveram ferimentos leves.
A Delegacia de Ipojuca informou que não está investigando o caso porque não houve registro de queixa.

No Recife, encontro discute ações para combater o tráfico humano

De acordo com informações da Organização das Nações Unidas (ONU), 2,5 milhões pessoas no mundo são vítimas de tráfico humano, sendo aliciadas e exploradas para prostituição ou trabalho escravo. Para discutir o assunto, representantes do Brasil e de doze países participam, a partir desta quinta-feira (20), de um encontro no Recife para discutir ações contra esse tipo de crime.

O encontro, promovido pela Rede Ibero-Americana de Ministérios Públicos contra o Tráfico Humano, será na sede da Procuradoria Regional da República da 5º região, que fica Rua Frei Matias Tevez, no bairro do Paissandu. O objetivo do evento é facilitar as investigações transnacionais contra o tráfico de seres humanos. Dessa forma, serão discutidas estratégias de investigação e instrumentos de proteção às vítimas.

Estarão presentes no encontro o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, e representantes dos ministérios públicos da Argentina, Chile, Cuba, El Salvador, Equador, Espanha, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá, Paraguai e Uruguai.

Mutirão esclarece direitos do consumidor no Metrô do Recife

Instituições de defesa do consumidor se uniram e formaram um mutirão para ajudar a resolver os problemas da população do Recife, nesta quinta-feira (20), na Estação Central do Metrô, no bairro de São José. Durante toda a manhã, as pessoas que passam pelo local vão poder conhecer todos os órgãos que atuam ao seu favor e serão incentivadas a se basear no Código do Consumidor, que completou 22 anos, para lutar pelos seus direitos.

Os órgãos de defesa estarão distribuindo um material educativo e tratando de problemas particulares que a população trouxer. “Ainda há um desestímulo muito grande por parte da população, porque acha que não vai ser solucionado, que é caro, que vai demorar. O mutirão quer estimular a população a reclamar seus direitos, mostrar o que cada um dos órgãos podem fazer por ele, para que os consumidores verifiquem que há instâncias antes do poder judiciário a que eles podem recorrer e ter a solução do problema”, contou Rosana Grinberg, presidente da Comissão Defesa Consumidor.

Até as 13h, serão esclarecidas questões relacionadas ao consumo de água, energia elétrica, telefonia, empréstimos e financiamentos, cartões de crédito, troca e garantia de produtos. Participam do mutirão a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE), a Associação de Defesa da Cidadania e do Consumidor (Adeccon), Ministério Público, Defensoria Pública, Delegacia do Consumido, os Programas de Orientação e Proteção ao Consumidor (Procon) de Pernambuco, Recife, Jaboatão e Olinda, Agência Nacional de Saúde (ANS), Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e Agência de Regulação de Pernambuco (Arpe).

Projeto capacita estudantes da rede pública de PE para pilotarem motos

As motos são o sonho de consumo de muitos jovens que acabam de tirar a carteira de habilitação. Mais baratas, são também uma solução para tentar driblar o trânsito cada vez mais complicado do Recife. O problema é que o número de acidentes também vem crescendo. Começa nesta quinta-feira (20) a Semana Nacional de Trânsito e, no Recife, a abertura é marcada por um convênio para a capacitar estudantes da rede estadual de ensino a partir de 16 anos sobre prevenção de acidentes através do ‘Projeto Piloto’.
25 mil alunos da rede estadual de ensino vão ser capacitados através do Instituto Pró-cidadania (IPC), em uma parceria com a Secretaria das Cidades, através do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e a Secretaria Estadual de Educação. As aulas acontecem durante 12 meses pela internet, através de laboratórios móveis que vão circular por 42 cidades. “As cidades escolhidas são da Região Metropolitana do Recife, as que têm uma população maior, além daquelas que nós identificamos, por levantamentos do Comitê para Prevenção de Acidentes de Moto, que têm maior índice de mortalidade em acidentes desse tipo”, detalha o secretário estadual das Cidades, Danilo Cabral.
Em todo o país, segundo levantamento recente do Ministério da Saúde, 40% dos acidentes de moto envolvem jovens com idades entre 20 e 29 anos. “O nosso objetivo é formar esse futuro condutor, com orientações sobre as normas de trânsito, convivência, comportamento, equipamentos de segurança e até mesmo a forma de conduzir, para que se tenha uma convivência harmônica”, explica Cabral.
Para a diretora presidente do Detran, Fátima Bezerra, é preciso que os motoristas, de uma forma geral, tenham mais respeito no trânsito. Tanto que estão previstas, na Semana Nacional do Trânsito, que acontece na Avenida Boa Viagem, próximo ao Hospital da Aeronáutica, atividades lúdicas e de orientação gratuita para motoristas, pilotos e até mesmo ciclistas. “É preciso mudar o comportamento e os valores, por isso vamos trazer atividades lúdicas para tentar mostrar a essas pessoas a importância do respeito no trânsito. Trânsito mata”, alerta Fátima.
Ciclistas
Na programação da Semana Nacional de Trânsito, o Governo do Estado promove no domingo (23), a partir das 7h, um passeio ciclístico pelas ruas do Recife, saindo do Quartel do Derby. “Faz parte do Projeto Pedala PE, que além de prever 100 quilômetros de ciclovia na Região Metropolitana do Recife, prevê o incentivo aos ciclistas”, explica Cabral.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Homem é encontrado morto em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife

Um homem foi encontrado morto dentro de um edifício abandonado na Rua dos Navegantes, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife, na tarde desta terça-feira (18). A via fica em uma área nobre e bastante movimentada da cidade.
De acordo com a polícia, o homem foi assassinado por volta das 12h. O prédio fica próximo à casa norturna Sampa, em uma área de difícil acesso. Os bombeiros precisaram fazer um buraco no muro para entrar no local.
A vítima, que estava sem documentos de identidade, aparentava ter entre 25 e 30 anos. O corpo apresenta perfurações no peito, pescoço e abdômen, resultado de facadas, segundo o Instituto de Criminalística (IC).
A Polícia Militar informou que a vítima seria usuária de drogas. O caso será investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Em PE, 60% dos bancos públicos e privados estão fechados, diz sindicato

O Sindicato dos Bancários de Pernambuco informou no início da noite desta terça-feira (18) que 60% dos bancos públicos e privados do estado aderiram à greve nacional neste primeiro dia. A categoria aprovou a paralisação por tempo indeterminado em assembleia na última quarta-feira (12), como parte da campanha salarial deste ano.
Ao todo, são 500 agências em Pernambuco, fora os prédios administrativos, e 323 delas não estão funcionando. A maior parte fica na Região Metropolitana do Recife. Das agências públicas, 80% fecharam as portas no estado. Das privadas, o número foi menor, 40%. Algumas não estão abrindo nem a área de autoatendimento. De acordo com a categoria, a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) não manifestou nenhuma retomada das negociações, e a greve continua.
saiba mais
A categoria rejeitou a única proposta apresentada pelos bancos durante as negociações, que previa reajuste salarial de 6% contra os 10,25% reivindicado pelos trabalhadores. Em Pernambuco, há 12 mil bancários, sendo que 80% deles trabalham na Região Metropolitana do Recife.
Além do reajuste salarial, a categoria pede aumento do piso, participação nos lucros, Plano de Cargos e Carreiras, mais contratação, mais segurança nas agências, diminuição das tarifas bancárias e juros. Segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), o piso salarial dos bancários brasileiros é um dos mais baixos no continente.
Enquanto os bancos pagam piso de 1.090 dólares no Uruguai e de 1.200 dólares na Argentina, aqui no Brasil é de 681 dólares, ou seja, R$ 1,4 mil. Os bancários querem um piso de R$ 2.416,23. A categoria decidiu entrar em greve após um mês de negociação.
Orientações
Durante a paralisação, o Procon Pernambuco adverte que os consumidores devem saber que a greve não tira a obrigação de pagar faturas, boletos bancários ou qualquer outra cobrança. Para isso, a empresa credora deve oferecer outras formas e locais para que os pagamentos sejam efetuados.
Para não ser cobrado de eventuais encargos e, ainda, para que o nome não seja enviado aos serviços de proteção ao crédito, o Procon recomenda que o consumidor entre em contato com a empresa e peça essas opções de forma de pagamento, como por internet, sede da empresa, casas lotéricas, código de barras para pagamento nos caixas eletrônicos, dentre outros.
O consumidor deve documentar esse pedido (enviar e-mail ou anotar o número de protocolo de atendimento, por exemplo), para que, caso o fornecedor não atenda a tentativa de quitar o débito, possa reclamar em algum órgão de defesa do consumidor.
É importante que o consumidor não adquira, sem conhecer em detalhes, pacote de serviços oferecidos por bancos, voltados a facilitar a quitação dos débitos durante a greve.

Designer dá dicas sobre como abrir uma loja de roupas virtual

No Brasil, compras não são mais traduzidas apenas em shoppings centers. O mercado para adquirir peças de roupas pela internet vem apresentando grande força no cenário atual, principalmente no que refere àquelas exclusivas. A designer de moda Débora Schwartz, em entrevista ao Bom Dia Pernambuco desta quarta-feira (19) falou sobre os investimentos para se abrir uma loja virtual, os cuidados e como fazer uma divulgação eficiente para entrar no mercado. Nesta quarta, um evento sobre os rumos da moda acontece na casa de recepções Arcádia Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. (Confira a entrevista no vídeo ao lado).

IRH credencia médicos interessados em ser peritos no interior de PE

Até o próximo dia 31 de outubro, o Instituto de Recursos Humanos (IRH) de Pernambuco credencia pessoas físicas e jurídicas para a prestação de serviços médico-periciais a serem realizados em servidores públicos no interior do estado. Os interessados vão atuar em cidades da Zona da Mata, do Agreste e Sertão, viabilizando licenças para tratamento da saúde dos servidores, por motivo de doença familiar e licença maternidade O edital está disponível no site do IRH.

Para a realização do credenciamento, os interessados devem entregar envelopes com a documentação listada no edital na sede do IRH, na Rua Henrique Dias, bairro do Derby, no Recife. Os interessados precisam, ainda, comprovar a aptidão para o desempenho das atividades – no caso do credenciamento de pessoa jurídica, a empresa deve indicar, nominalmente, os médicos que exercerão as atividades periciais.

Todos os credenciados passarão por um treinamento pela equipe de peritos do instituto. De acordo com o IRH, para que o servidor possa se submeter a exames nos locais mais próximos de sua residência, sem necessidade de se deslocar para a capital. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3183-4774.

Trabalhadores dos Correios em PE aderem à greve nacional

O Sindicato dos Trabalhadores dos Correios e Telégrafos em Pernambuco (Sintect-PE), em assembleia realizada na noite desta terça-feira (18) no Recife, decidiu aderir à greve nacional por tempo indeterminado no estado. A paralisação deve começar à meia-noite da quarta (19) e a estimativa é de que uma média de 90% dos trabalhadores cruzem os braços. Além de reajuste salarial, a categoria reivindica a contratação de novos carteiros, discussão sobre a questão de plano de saúde e mais segurança nas agências.
De acordo com o delegado sindical, Mauro Botelho, um número grande de trabalhadores compareceu à assembleia na sede do sindicato. Já nesta quarta-feira (19), às 10h, está marcada uma audiência de tentativa de conciliação em Brasília para a apresentação de alguma proposta. “A empresa disse que encerrou a negociação e a categoria ficou revoltada. Ela ofereceu 3% de aumento salarial, mas a categoria em todo o país não aceitou. Os sindicatos do Rio e São Paulo, que não representam a maioria dos trabalhadores, apresentaram uma proposta de 10%, 5% de ganho real e 5% de perdas salariais referentes ao período de um ano. A empresa aproveitou e rebaixou a proposta para 5,2%, o que revoltou até os sindicatos que apresentaram a proposta anterior”, explicou Botelho.
O índice aprovado pela categoria no congresso dos trabalhadores, realizado em junho em Fortaleza, foi de 43%. O percentual inclui perdas salariais de campanhas passadas, ganho real, percentual de melhorias nas condições de trabalho e questões relacionadas à saúde. “Não é só a questão do salário, essa questão da saúde é muito importante. Hoje os trabalhadores pagam o plano de saúde por um tabela de acordo com o salário e a empresa quer fazer com que eles comecem a pagar um percentual maior, passar a terceirizar o plano para a empresa operar ao modo dela baseada na ANS [Agência Nacional de Saúde] e isso significa que o trabalhador vai ter que contribuir com um percentual bem maior descontado no salário”, comentou o delegado sindical. O piso salarial atual da categoria no estado é em torno de R$ 950.
Segundo Botelho, a informação repassada na assembleia foi de que 23 estados teriam aderido à greve. Em Pernambuco, são 3.800 trabalhadores nos Correios e outra reivindicação da categoria é a contratação de mais profissionais. “A empresa diz que contratou 16 mil só que a realidade é outra. Vários carteiros reclamam que faltam trabalhadores no setor deles, a sobrecarga é grande”, disse. Outra luta antiga, segundo Mauro Botelho, é a melhoria da segurança nas agências por conta dos assaltos.
O sindicato acredita que, no primeiro dia, em cada setor de trabalho a média de adesão deve ser cerca de 90% dos trabalhadores. Ainda na quarta, haverá uma assembleia para avaliação da greve, às 17h. O delegado sindical também informou que logo no inicio da manhã, por volta das 5h30, funcionários que aderiram à greve devem tentar sensibilizar outros trabalhadores que não participaram da assembleia para se unir na paralisação.

Dois homens são presos com mais de 3 mil mídias piratas no Recife

Dois homens foram presos depois que a polícia invadiu dois laboratórios de mídias falsas no centro do Recife, na manhã desta quarta-feira (19). De acordo com a polícia, mais de 3,2 mil CDs e DVDs foram apreendidos no local – dois homens foram presos, sendo um deles um dos maiores produtores de mídias piratas em Pernambuco.
O laboratório clandestino funcionava em um edifício localizado na Avenida Conde da Boa Vista – a polícia acredita que a capacidade de produção chegava a mil mídias por dia. Além dos CDs e DVDs, foram encontrados no local quatro HDs externos, cinco drives, dois notebooks, uma impressora e uma CPU.
Um dos homens detidos nesta terça, de 44 anos, já teria passagem pela polícia por estelionato em vários estados, violência doméstica, estupro e lesão corporal. O outro preso, de 19 anos, trabalharia com auxiliar no laboratório. Eles podem ser liberados caso paguem uma fiança de R$ 10 mil.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Procon do Rio dá dicas para que consumidor não seja prejudicado durante greve

RIO - O Procon do Rio, diante da paralisação dos bancários prometida para começar nesta terça-feira, recomenda, em caso de pagamentos, que o consumidor entre em contato com a empresa credora para solicitar outra opção de local para quitar o débito.
"O consumidor não se desobriga de pagar suas contas, faturas, boletos bancários ou qualquer outra cobrança, mas, para isso, a empresa credora deve oferecer outras formas e locais para que os pagamentos sejam efetuados pelo consumidor", afirmou a Fundação, em nota.
O Procon alerta que o consumidor deva proceder dessa maneira "com muita antecedência para que as contam não vençam e não haja incidência de multa".
A Federação Brasileira dos Bancos, Febraban, lembra que, além das agências bancárias, os consumidores podem realizar suas operações em caixas eletrônicos e em correspondentes não bancários, como casas lotéricas, agências dos correios e redes de supermercados. Outra opção é fazer as transações por meio de internet, telefone fixo ou celular.
O Procon aconselha que o consumidor não adquira serviços bancários durante a greve e somente faça o que for essencial e inevitável.
Caso o fornecedor não indique outro local de pagamento, o consumidor deve documentar a tentativa de quitar o débito e pode registrar uma reclamação junto ao órgão. "A instituição financeira tem ônus da prova", informou.

No Recife, Imip realiza com sucesso 1º transplante duplo de rim e pâncreas

A equipe médica do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) está comemorando um marco na medicina de Pernambuco. Depois de sete anos de preparação, foi realizado com sucesso um transplante duplo de rim e pâncreas. Uma esperança para pacientes diabéticos que têm insuficiência renal crônica.
Jadilson Salvador, de 42 anos, foi o primeiro paciente a fazer o transplante duplo de rim e pâncreas no Hospital Pedro II, do Imip. Há 4 anos ele fazia hemodiálise três vezes por semana e aplicava insulina duas vezes por dia. A vida deste técnico em informática afastado do trabalho por causa da diabetes tipo 1, agravada pela insuficiência renal crônica, era cheia de limitações. O transplante que durou mais de 11 horas, realizado há um mês e seis dias, deu vida nova a Jadilson. “Uma vida bem diferente. Estou vendo com outros olhos, sou um homem novo”, disse.
 
A equipe médica do Imip se preparou durante sete anos para realizar o transplante duplo, que é complexo, de risco, mas que pode trazer melhores resultados para os pacientes. “Esses pacientes eles são acometidos de nefropatia, cardiopatia, tem um maior numero de amputações, acidente vascular cerebral, e com a correção da glicemia, esses pacientes se beneficiam com redução do número de mortos por essas causas. O transplante duplo rim e pâncreas visa controlar melhor essas morbidades, dando ao paciente não só uma melhor qualidade de vida como uma sobrevida maior”, explicou o médico Cristiano de Souza Leão, coordenador da clínica cirúrgica do Imip.
Como na maioria dos transplantes a principal dificuldade é conseguir um doador e no caso do transplante duplo de rim e pâncreas a exigência é muito maior. O doador não pode ter mais de 40 anos de idade, nem ser obeso, nem ter diabetes e nenhuma doença vascular.
Cinco pacientes como Jadilson estão na lista para fazer o transplante duplo. Assim eles vão ter a chance de aproveitar plenamente a nova vida. “Eu pretendo entrar na área de medicina como técnico de enfermagem. Eu vejo o sofrimento que é grande tanto pra mim como para os outros. Então se eu puder ajudar da melhor forma, convencendo os doadores e os que estão hoje em dia transplantados na enfermaria”, comentou.
Outras informações podem ser obtidas através da Central de Transplantes de Pernambuco no número 0800 281 2185.

Apreensão recorde encontra mais de 400 kg de maconha em Caruaru, PE

Parte da sala do Departamento de Repressão ao Tráfico de Pernambuco (Denarc) ficou lotada nesta segunda-feira (17), por conta de uma apreensão recorde de maconha realizada no estado: 410 quilos. Na última sexta-feira (14), a polícia encontrou a droga quando o caminhão que fazia o transporte estava passando por manutenção, em Caruaru, no Agreste. Duas pessoas foram presas.

O caminhão estava vindo da cidade de Cabrobó, no Sertão, para distribuir o entorpecente em vários pontos da Região Metropolitana do Recife. Na entrada de Caruaru, mais exatamente na rodovia BR-232, entretanto, o veículo teve problemas técnicos e precisou passar por conserto. “A gente já vinha monitorando e recebemos a informação de que o caminhão havia quebrado. Quando abordamos os suspeitos, notamos o nervosismo dos dois e verificamos realmente a grande quantidade de maconha”, contou a delegada Maria Elizabeth Patriota, responsável pela apresentação, junto ao delegado João Leonardo.

A droga estava escondida no meio de caixas usadas para o transporte de frutas e de cerveja. De acordo com o delegada Maria Elizabeth, desde a criação do Denarc, em 2008, essa é a maior apreensão já realizada em Pernambuco.

O motorista do caminhão, de 27 anos, e o ajudante dele, de 49, foram presos em flagrante – eles não tinham antecedentes criminais no estado, mas a polícia ainda vai investigar uma possível atuação da dupla em estados vizinhos. Os dois foram encaminhados, ainda na sexta, ao Centro de Triagem e Observação Professor Everaldo Luna (Cotel).

Em PE, colisão entre treminhão e carro deixa seis mortos na BR-408

Um acidente envolvendo um treminhão e um carro de passeio, na BR-408, em Aliança, já próximo ao município de Vicência, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, deixou seis pessoas mortas, segundo informações preliminares da Polícia Militar (PM), na noite desta segunda-feira (17). Todas as vítimas vinham dentro do carro.
De acordo com a PM, o carro do tipo Space Fox estava na contramão, provavelmente tentando uma ultrapassagem, e bateu de frente com o treminhão. Duas mulheres e quatro homens, que seguiam viagem no carro, morreram. O motorista do treminhão fugiu após a colisão. Ainda de acordo com a PM, foram encontrados dois revólveres no carro, um deles com uma das mulheres; há a suspeita de que o veículo seja roubado.
O Corpo de Bombeiros, as polícias Civil e Militar e a Polícia Rodoviária Federal enviaram equipes ao local.

TRT passa a ter processos judiciais eletrônicos em Pernambuco

O Tribunal Regional do Trabalho da 6ª região (TRT-6), em Pernambuco, começa, nesta terça-feira (18), um período de transformação: será instalado o processo judicial eletrônico. O sistema promete diminuir o tempo em que os casos serão analisados e deve permitir que os advogados e as partes envolvidas possam consultar os atos processuais em qualquer momento e em qualquer lugar.

O TRT costuma receber casos como reclamações trabalhistas e também questões como dissídios coletivos e mandados de segurança. Com a novidade, toda a atividade processual dentro do tribunal deverá ser alterada. “O sistema atual é um processo escrito e nós mudamos para um processo eletrônico. Não só significa a eliminação do papel, mas o acesso aos advogado, às partes, 24 horas por dia, sete dias por semana e de qualquer lugar do planeta”, contou o desembargador André Genn, presidente do TRT-6.

A partir de agora, os advogados já poderão dar entrada nos processos diretamente do escritório. “Já é cadastrado, distrubuído, marcada a audiência e instantâneamente intimado para o dia da audiência. Se houver ato de urgência, será apreciado pelo juiz sem nenhuma intermediação”, relatou Genn. Com a implantação do sistema, para o qual os funcionários do TRT já estão sendo treinados, a intenção é diminuir toda a burocracia.

So em 2011, 122 mil processos novos deram entrada no TRT em Pernambuco. Para Genn, a demanda deverá melhor ser atendida com o novo sistema. "De 70 a 80 % dos atos processuais são buracráticos, que desaparecem com o processo eletrônico. As partes têm acesso ao mesmo tempo; então, os atos podem ser praticados pelos diversos personagens sem ter que esperar o outro para vir a falar", disse.
A partir desta terça, o processo eletrônico será instalado, inicialmente, nas duas varas de Igarassu, no Grande Recife. Paulatinamente, será implantado nas outras varas – a expectativa é de que, em 90 dias, todas as ações originárias do tribunal estejam instalados no processo judicial eletrônico. De acordo com André Genn, os processos que já estão em papéis, a princípio, não serão digitalizados. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 0800.606.4434 ou pelo site do TRT-6.

Em PE, bancários entram em greve por tempo indeterminado na terça

Bancários vão entrar em greve por tempo indeterminado em todo o Brasil a partir desta terça-feira (18). A paralisação, aprovada na última quarta-feira (12), é pela campanha salarial deste ano. A categoria rejeitou a única proposta apresentada pelos bancos durante as negociações, que previa reajuste salarial de 6% contra os 10,25% reivindicado pelos trabalhadores. Em Pernambuco, há 12 mil bancários, sendo que 80% deles trabalham na Região Metropolitana do Recife.

A expectativa do Sindicato dos Bancários de Pernambuco (Bancários PE) é que a adesão à greve seja de 100%. "Temos informações que no Grande Recife e em outras cidades do interior, como Salgueiro e Arcoverde, muitas agências vão fechar. Da [Avenida] Agamenon Magalhães ao Recife Antigo, vamos ficar em frente das agências, explicando os motivos da greve à população", disse a presidente da entidade, Jaqueline Mello.

Além do reajuste salarial, a categoria pede aumento do piso, participação nos lucros, Plano de Cargos e Carreiras, mais contratação, mais segurança nas agências, diminuição das tarifas bancárias e juros. Segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), o piso salarial dos bancários brasileiros é um dos mais baixos no continente.

Enquanto os bancos pagam piso de 1.090 dólares no Uruguai e de 1.200 dólares na Argentina, aqui no Brasil é de 681 dólares, ou seja, R$ 1,4 mil. Os bancários querem um piso de R$ 2.416,23. A categoria decidiu entrar em greve após um mês de negociação com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban).

domingo, 16 de setembro de 2012

DEUS EXISTE

Nos dias atuais com a juventude cada vez mais liberal,fica evidente que a juventude sempre pensa que sabe tudo e desaprova as opiniões dos seus pais.Ainda tem aqueles que zombam dos conselhos dos pais, outro dia ouvi uma historia sobre estas desobidiencia aos pais e a Deus.Uma adolecente se arrumava para sair com os colegas para uma balada e sua mãe implorava que a filha não fosse pra aquela festa,ela porem não deu importancia para o pedido da sua mãe e saiu com os colegas para esta balada. A mãe desconsolada sem nada poder fazer para impedir da sua filha sair,disse:filha,vai com Deus,a filha responde: mãe,só se Deus for no porta mala,pois aqui nos bancos não cabe mais. Seguiram viagem,adiante o veiculo que os cinco jovens seguiam,se envolve em acidente gravissimo,os cinco jovens morrem todos,o carro ficou totalmente destruido,somente o porta mala do carro nada sofre,até uma bandeja de ovo que estava no porta mala não quebrou um ovo sequer.
Pode não ser uma historia real,porem tem tudo haver com as desobidiencias atuais,Dues existe.
Eu sou  luz e tú não me ver
Eu sou o cminho e tú não me segues
Eu sou a verdade e tú não crer em mim
Eu sou a vida e tú não me procuras
Eu sou o mestre e tú não me ouves
Eu sou o senhor e tú não me obedeces
Eu sou o teu Deus e tú não recorres a mim.

Por Jotha Silveira.

Motorista que atropelou grupo no Ibirapuera é preso em flagrante

O motorista que dirigia um Palio que furou um bloqueio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) reservado para participantes de uma corrida e atropelou pelo menos sete pessoas, na manhã deste domingo (16), na região do Parque Ibirapuera, na Zona Sul de São Paulo, foi preso em flagrante por tentativa de homicídio por dolo eventual. Segundo o delegado Emílio Pernambuco, do 27º Distrito Policial, no Campo Belo, ele assumiu o risco de matar ao desrespeitar as leis e a sinalização de trânsito e dirigir acima da velocidade permitida.
saiba mais
Ao G1, o motorista Ricardo Gonçalves dos Santos, de 32 anos, que é motoboy, disse que tudo não passou de “um simples acidente”, e alegou que foi fechado por um outro carro. Santos afirmou que ter bebido na noite de sábado (15), ido para casa e dormido. Depois acordou neste domingo e saiu de carro para jogar bola. Ele alegou, porém, que não teve culpa no atropelamento. O homem se submeteu ao teste do bafômetro, que deu negativo.
"Fui o primeiro a ser atingido pelo Palio. Ele veio com tudo para cima da grade de proteção, a derrubou e meu atropelou, machucando meu braço esquerdo. Acho que dava para ele ter freado. Vi quando o carro acertou uma senhora e a arremessou longe de onde eu estava", disse o bancário André Braga Araújo Pinto, de 24 anos, uma das vítimas do atropelamento e participante da corrida.
"O motorista foi preso em flagrante porque desrespeitou as leis de trânsito e adotou uma postura imprudente ao volante, assumindo o risco de matar. Ele foi indiciado por tentativa de homicídio por dolo eventual. Havia sinalização completa do evento, que reuniu 30 mil pessoas, havia um bloqueio anterior, a 1,5 km do local do acidente. Ele descumpriu todas as regras de trânsito, passou por cima de barreiras e atropelou sete participantes", explicou o delegado Pernambuco. As vítimas participariam da 20ª Maratona de Revezamento da Cidade de São Paulo.
motorista ibirapuera (Foto: Kleber Tomaz/G1)Motorista foi levado para o 27º DP, no Campo Belo
(Foto: Kleber Tomaz/G1)
Duas vítimas ficaram gravemente feridas, segundo a CET. Todos os feridos foram levados para hospitais da região. Segundo o delegado, caberá à Justiça arbitrar o valor da fiança, caso da defesa de Santos peça sua liberdade.
O motorista foi agredido após o atropelamento, segundo a polícia. "O motorista está com a habilitação e a documentação do carro em ordem. Ele contou que ia jogar bola no Parque Villa Lobos quando foi fechado", disse Pernambuco. Segundo o delegado, policiais militares que atenderam a ocorrência informaram que o motorista do Palio não tentou fugir após o atropelamento. Como o motoboy foi agredido por outras pessoas, ele precisou ser protegido.
A CET, porém, deu outra versão: o condutor fugiu a pé após atropelar as pessoas e, por isso, apanhou. A companhia informou que o atropelamento ocorreu por volta das 8h30 na Avenida Pedro Álvares Cabral em frente à Praça Ibraim Nobre, perto do Obelisco do Ibirapuera. O carro furou um bloqueio que era destinado a segurança dos participantes.
Vítimas
Uma das vítimas com ferimentos leves foi levada para o Hospital Albert Einstein, no Morumbi, na Zona Sul. Ela passou por avaliação médica e recebeu alta nesta tarde. Segundo os bombeiros, a outra vítima socorrida pela corporação foi levada com ferimentos leves para o Hospital Nove de Julho - o hospital nega a informação.
Um outro ferido foi levado para o Hospital São Luiz, do Itaim Bibi, na Zona Sul. A família da vítima não autorizou a divulgação do estado de saúde dela, segundo a assessoria de imprensa do hospital. Até as 16h45 deste domingo, não havia informações sobre o estado de saúde das demais vítimas do acidente.

Em PE, acidente de ônibus deixa uma pessoa morta e 24 feridas

Na manhã deste domingo (16), um micro- ônibus capotou na BR-104, no quilômetro 146, em Quipapá, na Mata Sul de Pernambuco, próximo à divisa com Alagoas. De acordo com informações da polícia, o veículo transportava 25 romeiros de Juazeiro do Norte, no Ceará, para Alagoas, quando capotou por volta das 5h. Um mulher de 69 anos morreu.

Outros 20 ocupantes foram encaminhados para o Hospital Regional do Agreste, em Caruaru, com ferimentos leves. Destes, dois já foram liberados.

Os outros 17 foram medicados e estão em observação. O corpo da mulher foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru.

Polícia prende casais que assaltaram motel em Olinda durante a madrugada

Dois homens e duas mulheres foram presos na manhã deste domingo (16), após assaltarem um motel em Jardim Fragoso, em Olinda. Um dos suspeitos trabalhava no estabelecimento e havia saído do emprego duas horas antes do crime. Eles foram detidos depois que um dos integrantes foi flagrado com uma arma, no município de Abreu e Lima, na Zona da Mata de Pernambuco.

De acordo com a delegada de plantão do município de Paulista, Cleide Lira, os dois casais chegaram de táxi ao motel de Olinda, durante a madrugada do domingo. Minutos depois, eles renderam os funcionários. Apenas um dos homens estava armado, justamente o que trabalhava no motel.

Eles roubaram os pertences dos empregados, bebidas do motel, R$ 135 em dinheiro e ainda tentaram matar uma funcionária. "Eles fizeram uma roleta russa com ela. A arma tinha três balas, e duas pinaram [falharam]", explicou a delegada.

Segundo informações da polícia, após o assalto, os quatro foram para outro motel, em Abreu e Lima, no Grande Recife. Ao amanhecer, o suspeito armado saiu do local e pegou um táxi. O taxista viu que o homem estava com uma arma e passou por uma blitz no município. "Ele fez um sinal, os guardas abordaram o veículo e o homem confessou os crimes", disse a delegada.

Em seguida, a polícia foi ao motel e prendeu os outros três integrantes do grupo. Todos estavam com documentos falsos. Eles foram autuado por tentativa de homicídio, formação de quadrilha e assalto a mão armada. O homem com a arma ainda foi autuado por porte ilegal.

As mulheres serão levadas à Colônia Penal Feminina, no Recife. Os homens, ao Centro de Triagem (Cotel), em Abreu e Lima.